Dois novos grupos de auto-ajuda para familiares e pacientes com transtorno mental severo, como esquizofrenia, transtorno bipolar e transtorno esquizoafetivo, inauguraram suas salas este mês.
Os grupos “É Possível!” e “Mentes em Ação” foram formados por familiares e pacientes que frequentaram por mais de um ano o Programa de Psicoeducação do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB). Ao longo deste período eles passaram por seminários e grupos terapêuticos no IPUB e aprenderam a técnica de solução de problemas, que permite que as famílias se empoderem através da troca de experiências e da busca conjunta por soluções para enfrentar a doença.
Os grupos “É Possível!”, que passa a se reunir na Zona Sul, e o “Mentes em Ação”, que acontece no Centro da Cidade, juntam-se ao grupo ”Abra Sua Mente”, que já funciona há mais de um ano na Tijuca.
Este é um trabalho pioneiro que visa construir uma rede de apoio para familiares e pacientes na comunidade, através de iniciativas administradas pelos próprios, como parte de um processo mais abrangente de recuperação pessoal, onde a psicoeducação e os grupos de família passam a ter um papel de protagonismo no tratamento desses transtornos, juntamente com o tratamento médico e psicossocial.
“É Possível!” – Reune-se mensalmente, no sábado, no bairro do Catete.
Endereço: Rua do Catete n. 311, sala cobertura 01, Largo do Machado, Catete.
Para mais informações entre em contato com os coordenadores:
Clarice Nunes – tel.: 2245-5568; 99923-3429
Pedro Nin Ferreira – tel.: 2210-1256
E-mail: familiaresepossivel@gmail.com
“Mentes em Ação” – Reune-se quinzenalmente, aos sábados, no Centro do Rio.
Endereço: Rua Sete de Setembro 151/153, acesso por dentro da loja Casa da Criança, Centro do Rio.
Para mais informações entre em contato com os coordenadores:
Luiza Lins – tel.: 99236-1268
E-mail: luizalins@bol.com.br
Gustavo Meano – E-mail: gustavomeano@gmail.com
Para informações sobre outros os grupos de auto-ajuda, CLIQUE AQUI!
Sou coordenador do Grupo Mentes em Ação junto com a Luiza descrito acima, quem estiver interessado em participar, ou ver mais informações visite a página do facebook https://www.facebook.com/mentesemacao?fref=ts . Estamos aí para o que der e vier.
tenho um filho de 36 anos que sofre de esquizofrenia, a 19 anos, estando todos estos anos medicado e controlado.
So que tenho uma dúvida e gostaria de saber se vcs podem me esclarecer.
Eles podem beber uma cerveja sem ser afetados, mesmo medicado?
Ele toma uma injeçao mensal(Invega Sustena)
Agradeço a atençao
Olá, achei muito legal a iniciativa de voces em criarem esses grupos de apoio para portadores e familiares. Sou de criciuma sc, tenho um filho que está em tratamento da esquizofrenia há quase dois anos, ele tem 20 anos. Aqui na minha cidade tem o caps mas ele não gostou e não frequenta nenhuma instituição. Dai a importancia desse tipo de apoio que voces estão dando , visto que transtornos mentais afetam tanto portadores qto aos familiares, e, muitas vezes nos sentimos perdidos.Sinto falta de conversar com pessoas que passam pela mesma situação. Parabéns,