Blog

Blog

Movimentos para construção de redes de apoio em saúde mental, assista ao primeiro vídeo do Evento Entrelaços 2018!

Editor do Portal 12 de dezembro de 2018 Blog, Depoimentos, Multimídia 2 comments
featured image

Este ano o evento de encerramento do Programa Entrelaços debateu a construção de redes de apoio social para as pessoas que convivem com transtornos mentais severos, como a esquizofrenia, iniciativas que se tornaram um elemento central e aglutinador do processo de recuperação em saúde mental, da defesa dos direitos dos usuários e de seus familiares e do apoio mútuo com a possibilidade de formação de novos laços sociais que fortalecem vínculos e ampliam horizontes.

A primeira parte do encontro conta com o relato das experiências pessoais das pessoas que participaram do Programa Entrelaços neste ciclo de trabalho, que se iniciou em 2017.

paula guatimosimPaula Guatimosim conta sua trajetória no cuidado com o seu filho, inicialmente no setor privado e, depois, no setor público, onde descobriu diferenças importantes na filosofia do cuidar. Ela fala do quanto o Programa Entrelaços foi transformador em sua vida e mudou sua forma de encarar e compreender a doença mental.


mariah e rafaelMariah e Rafael falam da cumplicidade e do apoio mútuo que desenvolveram ao longo dos dois últimos anos e que possibilitou a adoção do pequeno Gabriel. Mariah fala de sua superação com a chegada do filho e da maternidade.


abielAbiel, pai de Jônatas, conta sua trajetória com sua família, ajudando o filho a superar as dificuldades e a chegar onde chegou, ressaltando a importância do Programa Entrelaços na conscientização sobre a doença e na capacitação para lidar com os novos desafios, como a música e o trabalho.


gustavoGustavo Baptista é músico e guitarrista da Bandazê e do Grupo Harmonia Enlouquece e já havia se apresentado no evento do Entrelaços no ano passado. Esse ano ele decidiu dar seu depoimento sobre sua trajetória e como tem conseguido se conscientizar sobre sua vulnerabilidade e procurar vencer os sintomas e as dificuldades.


sarau entrelaçosO evento deste ano foi abrilhantado pelo Sarau Entrelaços, grupo de músicos que se reuniu para ensaiar um pequeno concerto exclusivamente para o evento. Eles se reuniram durante algumas semanas no Centro Municipal de Saúde em Botafogo, onde também acontece o Grupo Construindo Horizontes.


Esperamos que o vídeo traga mais esperança e inspiração para todos que se propõem a lutar pelos seus ideais e a vencer seus obstáculos na busca de um futuro melhor. Aproveitem!

2 comments

Emilia - 16 de dezembro de 2018

Que bello trabajo!! Me uno a la esperanza y certeza

Emilia - 16 de dezembro de 2018

Bello trabajo . me uno a la certeza de que la vida del enfermo puede mejorar junto con el tratamiento y amor de su familia. Abrazos.

Add your comment