Este ano o evento de encerramento do Programa Entrelaços debateu a construção de redes de apoio social para as pessoas que convivem com transtornos mentais severos, como a esquizofrenia, iniciativas que se tornaram um elemento central e aglutinador do processo de recuperação em saúde mental, da defesa dos direitos dos usuários e de seus familiares e do apoio mútuo com a possibilidade de formação de novos laços sociais que fortalecem vínculos e ampliam horizontes.
A primeira parte do encontro conta com o relato das experiências pessoais das pessoas que participaram do Programa Entrelaços neste ciclo de trabalho, que se iniciou em 2017.
Paula Guatimosim conta sua trajetória no cuidado com o seu filho, inicialmente no setor privado e, depois, no setor público, onde descobriu diferenças importantes na filosofia do cuidar. Ela fala do quanto o Programa Entrelaços foi transformador em sua vida e mudou sua forma de encarar e compreender a doença mental.
Mariah e Rafael falam da cumplicidade e do apoio mútuo que desenvolveram ao longo dos dois últimos anos e que possibilitou a adoção do pequeno Gabriel. Mariah fala de sua superação com a chegada do filho e da maternidade.
Abiel, pai de Jônatas, conta sua trajetória com sua família, ajudando o filho a superar as dificuldades e a chegar onde chegou, ressaltando a importância do Programa Entrelaços na conscientização sobre a doença e na capacitação para lidar com os novos desafios, como a música e o trabalho.
Gustavo Baptista é músico e guitarrista da Bandazê e do Grupo Harmonia Enlouquece e já havia se apresentado no evento do Entrelaços no ano passado. Esse ano ele decidiu dar seu depoimento sobre sua trajetória e como tem conseguido se conscientizar sobre sua vulnerabilidade e procurar vencer os sintomas e as dificuldades.
O evento deste ano foi abrilhantado pelo Sarau Entrelaços, grupo de músicos que se reuniu para ensaiar um pequeno concerto exclusivamente para o evento. Eles se reuniram durante algumas semanas no Centro Municipal de Saúde em Botafogo, onde também acontece o Grupo Construindo Horizontes.
Esperamos que o vídeo traga mais esperança e inspiração para todos que se propõem a lutar pelos seus ideais e a vencer seus obstáculos na busca de um futuro melhor. Aproveitem!
Emilia
Que bello trabajo!! Me uno a la esperanza y certeza
Emilia
Bello trabajo . me uno a la certeza de que la vida del enfermo puede mejorar junto con el tratamiento y amor de su familia. Abrazos.