Blog

Chega ao mercado brasileiro novo medicamento injetável para a esquizofrenia.

por | dez 14, 2011 | 179 Comentários


Chega no Brasil este mês um novo medicamento injetável de depósito para tratamento da esquizofrenia. A substância é a Paliperidona, que já é comercializada no Brasil sob forma de comprimidos orais com o nome de Invega (laboratório Janssen Cilag). Trata-se de um antipsicótico de segunda geração, classe mais moderna de antipsicóticos que possuem menos efeitos colaterais, como a síndrome parkinsoniana, caracterizada por tremores, lentidão motora e psíquica, dentre outros sintomas.

A injeção, para ser administrada uma vez por mês, dispensa o uso diário de comprimidos e é uma opção para pacientes que não aderem bem aos medicamentos orais ou se recusam a fazer o tratamento.

Estudos têm demonstrado que as recaídas da esquizofrenia e a demora em atingir a remissão dos sintomas estão associados a um pior prognóstico e à cronificação e deterioração clínica do paciente.

Até então o único antipsicótico injetável de depósito de segunda geração disponível era a Risperidona (Risperdal Consta), que exigia injeções quinzenais. O Invega Sustenna, marca da Paliperidona de depósito, terá a vantagem do uso único mensal e de ser melhor tolerado do que a Risperidona.

Outros antipsicóticos de depósito (de primeira geração) disponíveis, como o Decanoato de Haloperidol, o Enantato de Flufenazina, a Pipotiazina e o Decanoato de Zuclopentixol, não são tolerados por muitos pacientes por possuírem mais efeitos colaterais do tipo parkinsoniano quando comparados aos antipsicóticos de segunda geração.

O custo do Invega Sustenna será alto, assim como os demais antipsicóticos de segunda geração, porém, segundo a Resolução Normativa 338 da Agência Nacional de Saúde, as seguradoras e planos de saúde são obrigados a oferecer o medicamento sem custo adicional para seus beneficiários, em regime de hospital-dia. A RN 338 garante aos pacientes com esquizofrenia tratamento em hospital-dia com a mesma amplitude de cobertura oferecida na internação hospitalar, o que inclui a administração de medicação injetável. O paciente ou seu responsável legal devem encaminhar o laudo médico com o pedido e a receita da medicação para a seguradora, que tem até 10 (dez) dias para autorizar a aplicação do medicamento em um hospital-dia conveniado. Caso a seguradora negue este benefício, o beneficiário deve recorrer aos órgãos governamentais responsáveis, como ANS e NUDECON (leia mais).

Por ser uma medicação nova, ela ainda não foi incorporada ao SUS, como já ocorre com outros antipsicóticos de segunda geração através do programa de dispensação de medicamentos especiais do Ministério da Saúde (guias LME).

Escute a entrevista do psiquiatra Rodrigo Bressan, coordenador do Programa de Esquizofrenia da UNIFESP (PROESQ), na Rádio CBN.

Compartilhe:

179 Comentários

  1. Priscilla F.da Cunha Rodrigues

    Gostaria de manter contato com pessoas que tenham informações sobre diferentes tipos de tratamento para esquizofrenia.

    Grata,

    Prsicllla.

    Responder
    • Vitória Da Rosa Pinheiro

      Oi Priscilla! eu também sinto falta disso. vamos conversar?

      Responder
  2. jhosep

    Eu gostaria que me dessem dicas de como lhe dar com pessoas que tem a doença,esta sendo dificil pra mim!

    Responder
    • Freddy

      jhosep, a melhor maneira é usar a medicação corretamente no meu caso a pessoa que me refiro faz uso do Haloperidol injetavel de 15 em 15 dias, consegue organizar seus pensamentos, no mais atividades ao ar livre, seja qualquer esporte que ele tenha mais afinidade, bike, escalada, natação enfim (esportes) corrida, caminhada…no trato individual é preciso muito amor, paciência e compreensão acho que é o melhor caminho para uma convivência, Deus também é muito importante, busque o, Ele está sempre pronto a escutar um coração quebrantado . Paz!!

      Responder
    • Ednalva Sales

      Oi querida vc só não pode,tá irritado, fala alto com a pessoa que tem o problema nem mentir pra ela fica falando que ela tá com o problema
      esine torma chá em vez de café e ora a Deus e ouvir muito louvor ler a Bíblia.

      Responder
  3. rejane mesquita

    gostaria de saber quem gostaria de fazer uma caridade de doar olanzapina injetável para minha mãe ou ao menos dar um desconto no valor da medicação , pois é muito caro e minha mãe não aceita ter a doença e nem muito menos aceita nenhuma medicação, e com isto ela vive a mais de trinta anos surtanto e sofro muito por isto e tenho certeza q ela deve sofrer tambem. obgigada. minha renda no momento infelizmente ainda não da pra comprar uma medicação q sei q mudaria a vida dela e tambem ainda não conseguimos nenhum benefício financeiro pra ela, com esta doença ela não tem condições de trabalhar… por favor quem quiser me ajudar agradeço. friso em dizer tambem que ela ,minha mãe portadora da doença não aceita morar com ninguem mora só isolada daí a dificuldade de inclusive medicamentá-la nem que fosse escondida entre alimentos. observação: não nescessáriamente tem que ser a medicação acima citada, pode ser tambem riperidona ou uma outra da segunda geração e q seja de depósito(medicação que tem duração de até um mês) . Desde já estou muito agradecida por sua infinita bondade!

    Responder
    • Felipe

      Olá Rejane meu nome e Felipe li sua solicitação tenho um primo que é médico do hospital das clínicas em BH é consegue os medicamentos mais barato Boa tarde

      Responder
      • Angela

        O SUS oferece a injeção Mrnsalmente. Se informe quanto a documentação junto ao SUS

        Responder
  4. Edna

    Na maioria dos casos são de ordem espiritual, por isso sugiro que procurem um centro espirita cardecista. pois tenho um irmão ”esquizofrenico”

    Responder
    • Iago

      Inacreditável isso, não digo para não ir se apoiar em religião mas de forma alguma negligencie o tratamento cientifico.

      Responder
      • Yasmin

        como assim moço pode explicar?

        Responder
  5. Andreia Veiga

    gostaria de saber como adquirir este medicamento e qual o valor..(tenho a receita)

    Grata

    Andreia Veiga

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Andreia,

      este medicamento está à venda nas farmácias. O valor é alto, mas o laboratório oferece um programa chamado CONVIVA que ajuda o familiar e o paciente a conseguir o medicamento pelo plano de saúde ou pelo estado, visto que é um medicamento injetável e de uso contínuo. O telefone do programa CONVIVA é 0800 779 8300. Um abraço!

      Responder
  6. Leonir de Lurdes Batista

    Meu filho foi diagnosticado< há três anos , portador de esquizofrenia. A dificuldade encontrada está sendo medicá-lo. Ele não aceita, já foi internado duas vezes por abandonar o tratamento, por isso seria muito bom se ele pudesse usar um produto injetável, mas parece que é muito caro. Gostaria de mais informações a respeito.

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Leonir, existem outros antipsicóticos injetáveis e de longa duração mais baratos e disponíveis inclusive no SUS. O que este medicamento trás de novidade é ele ser o único antipsicóticos de segunda geração de uso mensal. Um abraço!

      Responder
  7. manoelita mota dos santos

    O ideal é pressionar o SUS para que insira a medicação para fornecimento pelo SUS

    Responder
  8. maria

    muitas pesquisas e pouco resultado no caso da esquisofrenia muitas pesquisa ja foran feitas so no ano passado e nenguem ficou sabendo de mmais nada ate agora nao queren curar ninguem ja sabe relaçao dopamina mais nenguem pesquisa dopamina x esquisofrenia partir do principio so assim se chega em uma cura

    Responder
  9. Lilia Rejane Pitthan Gonçalves

    Olá povo!
    Olha, sou mãe de um menino fantástico (não por ser meu filho, rs) mas tbém teve o diagnóstico de esquizofrenia quando ele ainda tinha 16 anos (agora tem 27 anos).
    Achei interessante a postagem de Maria pois realmente não existe interesse na cura de esquizofrênicos sendo que o percentual de “doentes mentais” esquizo é baixa: 1%, assim sendo isso reverte em “pouco lucro” para indústria farmaceutica.
    Meu filho e eu pensamos em começar algum trabalho tipo abaixo assinado ou alguma coisa do gênero que chamasse a atenção da comunidade de pesquisas e autoridades no assunto.
    Como diz o dito popular uma nuvem só não faz chover, mas…
    Bem seria realmente uma alegria imensa ter alguém para começar uma grande empreitada.
    Meu email para contato

    dolphin.09@hotmail.com

    Abraço a todos

    Lilia

    Responder
    • Vera

      Lilian!
      Faz tempo que vc escreveu esta mensagem. Como está seu filho? Como vc esta?
      Você conhece a Sarah Nicolleli da Associação Maos de mães? Amme? Ela é uma guerreira, você poderia procurá-la. Vamos nos unir para ter maiores chances de pesquisas e busca para melhor quise vida dos nossos filhos. Minha filha tem 16 anos e foi diagnosticada este ano, mas sofre desde 2017.

      Responder
      • Maria Eliane da cunha fonseca

        Meu filho tem esquizofrenia, 🥺 sofro muito, em nome de Jesus Cristo 🙏 ajude-nos, ajudar a esses JOVENS com esquizofrenia 😭😭😭emploro por favor!!!! F20

        Responder
  10. Danusia

    Dr. Leonardo, boa noite!
    Meu filho tem 25 anos e foi diagnosticado com a esquizofrenia com 19. Já experimentou todos os medicamentos de primeira e segunda geração e o que realmente fez com que ele ficasse “melhor” e que a doença se estabilizasse foi a clozapina que ele usa diariamente. Apesar de achar que não tem a doença hoje toma os medicamentos pois sabe que é para o seu bem.
    Pergunta: será que esse medicamento não faria com que ele ficasse “melhor”? Ainda mais por ser de uso mensal?
    Quero dizer também que o senhor me ajudou muito através do seu livro. Fiz com que toda família o lesse para podermos ajudar o nosso “menino”
    Desejo ao senhor e sua familia muita luz, paz e saúde.
    Um abraço.
    Danusia

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Danusia, obrigado, é sempre bom saber que ajudamos as pessoas! Quanto à clozapina, é bom lembrar que ela é o único antipsicótico com eficácia comprovada para casos resistentes, ou seja, que não respondem aos antipsicóticos tradicionais. O Sustenna ainda não tem essa comprovação. Ele é um antipsicótico muito bom e pode inclusive ser associado a outros, como a clozapina, mas precisamos de mais estudos e experiência com ele para essa indicação. Um abraço!

      Responder
  11. Marisa

    Dr.Leonardo,
    Quais os medicamentos a tentar para o caso dos efeitos parksonianos?
    meu filho está tomando a invegana(3 doses), mas ficou com espasmos na mão direita em razão dos medicamentos anteriores(olamzapina, risperidona e haloperidol..
    o biperideno não está resolvendo.
    Muito grata antecipadamente porque ele é professor e precisará da mão para dar aulas.
    Atenciosamente, Marisa

    Responder
  12. Maria Adelaide

    Dr. Leonardo,
    Quero agradecer a atenção e apoio.
    Amanhã o meu enteado Raphael Velloso estará tomando a primeira aplicação da injeção Invega Sustenna, com certeza tudo dará certo!!
    Agora é só aguardar.
    Abraço

    Responder
  13. Maria

    Dr. Leonardo

    tenho uma filha com 21 anos e está diagnosticada com esquisofrenia, antes tomava o remedio mais agora não aceita o remedio já ficou internada por não querer tomar o remedio. tirei da clinica e está em casa começou tomando mais agora não aceita mais pesquisando na internete encontrei essa injeção para 30 dias, por favor me ajude, será uma boa opção. ela toma ziprexa e na clinica também estava tomamdo esse mesmo. o que o sr. acha, por favor me ajude.

    Atenciosamente,

    Maria

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Maria, esta é seguramente a melhor opção hoje em dia para o tratamento de pacientes que se recusam a tomar medicamentos ou não aderem bem ao antipsicótico oral, por ser o único de segunda geração de uso mensal. Costuma ter boa tolerabilidade e efeito, mas se este seria o melhor para sua filha neste momento, não tenho como responder. O que posso é sugerir que converse com o psiquiatra dela a respeito. Um abraço e boa sorte!

      Responder
  14. Regina Amelia S. Padiilha

    Vocês não tem noção da esficacia deste medicamento Invega sustena.Ja tem um ano e meio que meu flho esta usando.E fantástico.Nào precisa usar mais nada só uma injetável a cada 30 dias.Estabiliza deixa tranquilo dorme bem se alimenta coerentemente tem vida normal.Ele usou durante 7 anos outras medicaçoes nenhuma com o sucesso de agora .Por favor deêm vida normal a estas pessoas que todos possam ter acesso a esse medicamento .Procurem para que o SUS tenha pois é de auto custo.Esta muito dificil mante-lo….Um abraço

    Responder
  15. Fernanda

    Boa tarde! Muito bom este site e as participações nos comentários. meu pai tem 55 anos e neste último ano apresentou um surto psicótico e tem apresentado alguns sintomas de alucinação (vozes e insonia sempre) além de às vezes ter mania de perseguição. Ele tem irmãos com esquizofrenia e síndrome do pânico, mas no caso dele isso só se manifestou (pelo menos que percebemos agora). Achamos que isso explodiu por excesso de trabalho e por causa da “cervejinha” quase diariamente. Ele aceitou ir ao psiquiatra depois desse surto, mas não aceita que esteja com esse problema e diz que não vai tomar remédio a vida inteira. O médico passou um remédio leve para insônia e o Risperidona, porém como ele trabalha com serviço pesado e operação de máquinas, parou com o remédio para insônia que o estava deixando com muito sono durante o dia. O Risperidona ele tomou por uns três meses e parou (tomava durante a semana e parava na sexta, sábado e domingo pra não ficar sem tomar cerveja). Agora, alguns meses depois que ele paru com a medicação e voltou trabalhar muito, está voltando a ter surtos psicóticos de madrugada. Gostaria de saber se ele poderia tomar essa medicação injetável que dura mais tempo e se há risco por após ter ministrado o remédio tomar cerveja no fim de semana. Eu sei que o certo seria não utilizar bebida alcoólica, ms isso traz risco?
    Obrigada.

    Responder
  16. rita luiza tome

    gostaria de poder entrar em contato com Regina Amelia Padilha. li seu depoimento sobre seu filho e o uso da medicaçao invega sustena . aguardo seu imail e aproveito para desejar boa sorte nesta nova etapa e saude. meu tel. 54 32091212 54 92229575 abraços fiquem com Deus

    Responder
  17. Feloemna dos Santos

    Estou vivendo o mesmo problemas de muitos, tenho um casal gêmeos, que desde o s quinze anos comecei a perceber coisas estranhas neles, pensei que fosse da idade, meu marido também, e começamos a ser enérgicos com eles, até que o meninos teve seu primeiro surto, mudamos para vários médicos, até que um deles nos falou que era transtorno bipolar, mas eles nunca aceitaram tratamentos, tomavam o remédio por um tempo e depois não queriam mais, por dermos evangélicos o menino sempre dizia que Jesu já havia curado, e por fim entraram na fase crítica, hoje estão trancados em casa só deitados, tem dias que estão nervosos, não cuidam da higiene pessoal, as vezes passam dia sem comer, não querem conversar. Mas nenhum médico nos falou de esquizofrenia, mas pelo que pesquiso na internet, os sintomas são de esquizofrenia, meus filhos as vezes não que olhar para os pais e irmão, andam esquisitos, tortos fazendo gestos. Estou tratando com homepatia, não estou tendo resultados. Peço sua ajuda Dr. Devo procurar um psiquiatra e falar sobre este medicamento injetável.Me de uma resposta por email, minha vida está muito tribulada com este caso.
    Obrigada.

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Feloemna, penso que o melhor é mesmo procurar um psiquiatra e iniciar logo o tratamento. Boa sorte!

      Responder
  18. Regina

    Minha irmã está fazendo quimioterapia para tratar um câncer de mama Neste caso ë possível tomar o Invega sustena , não há contra indicacao?

    Responder
  19. nathalie

    olhe sei o desespero que todos vcs estam falando minha irma tem essa doença maldita a 6 anos ela é gemia comigo ela tem essa doença a 6 anos estar em um estado critico e aa uma semana descobrirmos essa vacina de segunda geração, terça feira ela vai começar a tomar estouuuuuuuuuuuuuu muito feliz. boa sorte a todos não podemos desistir dessa lutar não deixem de amar seus filhos irmaos e parentes

    Responder
  20. Regina

    Onde posso comprar o Invega Sustena Injetável?

    Responder
  21. Neuma

    Meu filho tem esquizofrenia,o maior problema é aceitar a medicação.ele melhorou com o leponex,300mg só que o médico não pode aumentar a dose que ele trava o maxilar e fica com gagueira, DR Leonardo pode ser da medicação ?Ele já tomou quase todos antipsicótico.( Quem estiver tomando o risperdal consta 37,50 mg validade até abril 2014. tenho uma caixa para doar.Morro em João Pessoa PB email neumamendonca@gmail.com abraços

    Responder
  22. Maria da Conceição

    Dr. Leonardo , me chamo Maria da Conceição ,tenho uma filha(Nathalia) que esta a seis anos muito doente, o médico a consultou e diagnostico esquizofrenia. ela esta sendo medicada por invega sustenna ingetavel ela já tomou a segunda injesão e esta tomando de 15 em 15 dias mas esta causando insônia nela. ela pode tomar outro medicamento para a insônia? a situação esta ficando complicada pois ela esta ficando sem dormir há varios dias. ela esta tendo melhoras pois esta recordando o passado, mais ainda tem grandes alucinações e delírios. por favor me ajude ela tem 27 anos era perfeita ate os seus 21 anos super estudiosa,nunca fumou, nunca bebeu, não tenha vício .lhe agradeço conto com a sua colaboração me ajude a tira a minha filha dessa situação.aguardo a sua resposta urgente. Agradece uma mãe desesperada.

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Maria, não tenho como responder, isso você precisa perguntar ao médico-assistente dela. Espero que ela se recupere o mais breve possível. Um abraço!

      Responder
  23. Jurandyr

    Meu comentario e de solidariedade a todos os que sofrem com parentes com essa doença.
    Minha historia e igual. Tenho filho com 33 anos, a doença se manifestou desde os quinze anos, ja tres intrrnações. Parou os medicamentos surtou e teve de ser internado. Agora tomando invega sempre sob supervisão. Meu conselho e nao desistam e mantenham observaçao constante.
    Deus nos ajude.

    Responder
  24. Regina Amelia

    Neuma fale com o médico do seu filho.Peça para ele Invega Sustenna é so uma injetavel a cada 30 dias .No início é duas seguidas com intervalo de 8 dias apos 30 em 30 dias e o bom é que sem efeitos colaterais…um abraço

    Responder
  25. Regina Amelia

    Nathalie que vacina é está? Por favor entre em contato comigo 04791157796

    Responder
  26. Karenikawa

    Estou tomando a injecao de invega sustenta faz dez meses e minha vida mudou!melhorou a comunicação com todos , sinto-me melhor , durmo melhor , melhorou o raciocínio, concentração , consigo me cuidar sozinha , estou mais independente, nunca mais pensei em suicídio…agradeço minha psiquiatra , mudou minha vida!!!

    Responder
    • Keila

      Tenho muita dúvida meu filho tem bipolar e querem aplicar essa injeção mas estou com medo pois estou vendo que é pra esquizofrenia.

      Responder
    • Ana

      Bia tarde karenikawa como se sente hoje em dia, ja passou algum tempo depois da sua publicação. Espero que continue a sentir-se bem.. queria perguntar-lhe qual dose de invega injectavel que toma actualmente e se teve necessidade de tomar outros medicamentos, e como se está sentido no dia a dia. Muito obrigada sou mãe de um filho de 30 anos que é doente.

      Responder
  27. jaime

    minha filha tem exquivosenia nao sei que faser mais to sofrendo muitoa medica esta reseitando o invega ingetavel gostaria de saber de pesoas que ja usa o invega ingetavel se tem resultado satisfatorio tenho medo porque ena tem muita insonia mejuda por favor agradeso obrigado jaime?

    Responder
  28. Jeanne Karla

    Dr. Leonardo Palmeira, por favor, assim que puder me responda. É muito triste ver que há tantos jovens adoecendo desse mal. Meu irmão,aos 19 anos, universitário, educado, super inteligente também adoeceu. Que desespero para todos nós!!! Hoje ele está com 21 anos também não concorda com os diagnósticos sobre sua doença. Agora por fim o médico passou a injeção de “Piportil” com a combinação de outros medicamentos. Até poder ficar só com o Piportil. O que gostaria de saber é, se, o Invega Sustenna é melhor, mais eficaz do que o Piportil. Por favor, cite os prós e contras de cada um. Por favor, doutor, nos oriente, estamos tão sem luz… Será que um dia ele vai poder deixar esses remédios??!!! Grata.

    Responder
  29. Jeanne Karla

    Dr. Leonardo, gostaria também que o senhor me tirasse uma dúvida, já que o médico do meu irmão não nos deixa tão a vontade. Ele passou vários remédios de uma só vez. E alguns com a mesma finalidade. Pela manhã o AKINETON(cinetol); a noite o ARISTAB, HALDOL, FENERGAN E AKINETON. E uma vez por mês o PIPORTIL. É normal esse procedimento? De já lhe agradeço!

    Responder
  30. Agenor

    Tenho um filho gemeo com 27 anos que apresentou o sintoma da esquizofrenia aos 20 anos e consequentemente veio o surto causando grande sofrimento para toda a familia que buscando ajuda espiritual Iniciamos o tratamento com olanzapina (ziprexa) e o medico deu esperança de que ele ficaria curado com 2 anos de uso, mas tal nâo aconteceu e ele resolveu e nao tomar mais o medicamento e toma, de forma irregular. recbemos a olanzapina pelo estado e vou lutar pra que possamos substitui-lo por essa vacina de 2º geração injetavel e com fé em Deus conseguiremos.

    Responder
  31. Agenor

    Tenho um filho gemeo com 27 anos que apresentou o sintoma da esquizofrenia aos 20 anos e consequentemente veio o surto causando grande sofrimento para toda a familia que buscando ajuda espiritual, Iniciamos o tratamento com olanzapina (ziprexa) e o medico deu esperança de que ele ficaria curado com 2 anos de uso, mas tal nâo aconteceu e ele resolveu nao tomar mais o medicamento e toma, de forma irregular. recbemos a olanzapina pelo estado e vou lutar pra que possamos substitui-lo por essa vacina de 2º geração injetavel e com fé em Deus conseguiremos.

    Responder
  32. Rodrigo

    Dr. Leonardo,
    Bom dia.

    Meu pai (65 anos) teve um surto psicótico há 40 dias e já tomou duas injeções de haldol decanoato. A meu ver, a melhora se deu apenas na intensidade da ansiedade e da quantidade de vezes ao dia que fala sobre possíveis perseguições. Em paralelo, ele está tomando Akineton 2mg e Exodus 15mg (1 vez ao dia). Não seria interessante ele iniciar um medicamento de segunda geração, como o risperidona ou zyprexa? Lendo sobre o assunto, percebi que além de combater a dopamina, os medicamentos de segunda geração aumentam a produção de serotonina.

    O neurologista indicou tomar zyprexa, mesmo já tendo tomado o haldol. Já o psiquiatra, fala para não tomar o zyprexa. Quer continuar apenas com o haldol? O que o senhor me aconselha?

    Muito obrigado.
    Abraço,
    Rodrigo

    Responder
  33. josy farias

    DR LEONADO BOA NOITE.

    MEU filho tem 37 anos tem muita comvulçoes desde que tinha 3 anos ,agora controlada e professor ,apesar de ter ficado afastado devido um prolema na escola com aluno ,dai ele ficou muito agressivo as vezes fica nervoso e so contraiar ele , dai fica nervoso dele ,entendeu e isso e ser esquizofrenico?so SO pra escola e quarto dele rara vezes sai ,passei No psiquiatra dr LEONARD A E O DR LEORNADO ,PASSOU INGETA PRA ELE E ISSO MESMO? HA TEM CONVULÇOES TOMA E EDNOL E CLOBAZAM ESSA MEDICAÇAO NAO VAI ATRAPALHAR PRECISO DE SAU OPINIAO .
    AGUARDO SEU RETORNO .
    GRATA JOSSY FARIAS

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      A melhor pessoa para responder às suas dúvidas é o psiquiatra de seu filho. Converse com ele.

      Responder
  34. yuri peres

    oi eu gostaria extremamente de saber se esta injeção tira a vontade o desejo de transar se deixa com disfunção eretil pois me preocupo demais com isto sou Homem e aplico esta injeção 1 vez por mês tenho 32 anos quais os riscos e o perecentual de chances que há disto acontecer muito obrigado esclareçam as minhas duvidas

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Não existem dados a esse respeito, a medicação é nova. Em caso de mudança de libido ou função sexual, deve-se pesquisar os níveis de prolactina, hormônio que pode aumentar com o medicamento.

      Responder
  35. Liliane Assis

    Dr. LEONARDO

    MEU MÉDICO INDICOU INVEGA SUSTENNA, ME DISSE QUE HÁ UMA MELHORA EM 24 A 48 HORAS. MINHA DÚVIDA É, FICAREI ABOBADA OU MOLE COM O REMÉDIO, PQ TENHO UMA FILHA PARA CUIDAR, MORO SOZINHZA E EU TENHO qUE ESTAR BEM PARA CUIDAR DELA. ESTOU COM MEDO DE TOMAR E FICAT MOLE E NÃO PODER CUMPRIR MINHAS OBRIGAÇÕES. OBRIGADA.

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      A melhor pessoa para lhe responder às suas dúvidas é seu médico, converse com ele a respeito.

      Responder
  36. Durval de Souza Pinto

    Ótimo dia a todos; meus caros amigos, familiares ou curiosos sobre o assunto.

    Cada opinião é valiosa e deve ser ouvida e mesmo discutida sob a ótica da experiência positiva, primeiro, a esquizofrenia é uma DOENÇA, não a levem para o lado espiritual dispensado o cuidado médico, segundo quem sabe o que é melhor ao paciente é o médico, o paciente só terá alguma razão quando as atitudes deste o incluir na sociedade normalmente, terceiro A RELIGIÃO SEMPRE AJUDA TANTO DOENTES COMO SADIOS mas não devemos tratar o doente como UM POSSUÍDO ESPIRITUAL, os prejuízos são incalculáveis p/ saúde mental do doente quanto dos familiares. Abraços! DURVAL

    Responder
  37. Zuleida Beatriz Tomazetti

    Minha esperança de estabilizar meu filho está no Invega Sustena, hoje ele vai começar o tratamento, está internado pela nona vez, já usou todo o tipo de medicação e em vez de melhorar vem apresentando mais alucinações e delírios, ontem fui visitá-lo e saí do hospital muito triste, cada vez piora mais. Ele não reconhece que está doente e isso dificulta o tratamento, pois aceitando a doença poderia viver junto à família e continuar se medicando. Hoje tem 28 anos, a doença apareceu por volta dos 15; fazia faculdade e trabalhava mas a doença progrediu a passos largos fazendo que ele fique mais internado do que a família, se o novo medicamento responder aos nossos anseios da família, voltarei aqui e deixarei meu recado, um abraço a todos.

    Responder
  38. eliene

    olha ese remedio e muito bom eu tive um surto psicótico e fiquei muito ruim e o medico passo invega injetavel eu recuperei em 1 mes ele e otimo agora eu estro remedio mais fraco mais quem tiver a condiçao de comprar ele compre

    Responder
  39. Camilla

    Dr. Leonardo,
    Eu uso o Piportil e estou acima do peso, o invega engorda?

    Responder
  40. Cingia Ferreira

    Faço minhas as palavras do Durval, pois a religião ajuda a nos entendermos como viver dentro das leis de Deus, se a religiao curasse nao teria ninguém mais doente ou morto.

    Minha mãe sofre de esquizofrenia a 5 anos, já ficou enfermada uma vez sem sucesso, agora faz o tratamento em casa, ela nao agride ninguém, mas nao se cuida, conversa, nao se alimenta nem anda, apenas fica sentada ou deitada onde quer que a colocamos. Sera que com essa nova medicação, ela poderá ter uma resposta melhor para poder ter mais qualidade de vida, sei que e difícil prever pois as pessoas reagem de maneiras diferentes ao tratamento.
    Tenho muita esperança de ver minha mãe e todos os demais que sofrem dessa doença restabelecidos, pois ela atinge também aqueles que cuidam do doente.
    Fiquem em paz e nunca percam a esperança.

    Responder
  41. Sueli Teresinha Radtke

    Dr. Leonardo, tenho uma filha de 19 anos que foi diagnosticada com Transtorno Bipolar e Borderline, em uma reunião com assistentes sociais, do Hospital Psiquiátrico que ela está internada fui informada que o medicamento Invega Sustema é indicado para esses transtornos, mas pelo que tenho pesquisado ele é utilizado para pessoas com Esquizofrenia, a menos que a Bipolaridade e TPB seja considerado um tipo de esquizofrenia. Estou em dúvida, por favor me ajude! Abraços
    Sueli

    Responder
    • Editor do Portal

      Sueli, o Invega Sustenna tem aprovação pelo FDA (órgão americano) e pelo Ministério da Saúde somente para esquizofrenia. T. Bipolar e TP Borderline são diagnósticos diferentes da esquizofrenia, embora antipsicóticos de segunda geração, dos quais o Invega faz parte, sejam utilizados também no tratamento dessas patologias, alguns com aprovação em bula, outros de forma “off-label”. Um abraço!

      Responder
  42. julio cesar dos santos de oliveira

    Olá
    Gostaria de saber a sua opinião sobre a forma de se administrar os medicamentos injetáveis. Você não acha um pouco arriscado de, logo na primeira vez um profissional receitar um medicamento injetável para um paciente? Pergunto isso pelos possíveis efeitos colaterais que possam acontecer, e, como o efeito do medicamento dura um mês, seria muito sofrimento para o paciente. Eu mesmo tive esse problema ao me indicarem haldol injetável, pois tive efeitos colaterais e tive que esperar um mês para que acabasse.
    Desde já obrigado pela atenção.

    Responder
    • Editor do Portal

      Julio, o ideal seria poder testar antes a medicação na forma oral, outra possibilidade seria conhecer que outras medicações o paciente usou e quais foram as reações, mas concordo que em se tratando de uma medicação nova, muitos efeitos colaterais só serão conhecidos no decorrer do tratamento. Cabe ao médico, através de usa experiência com a medicação, individualizar a dose e administrar os efeitos colaterais com outros medicamentos, se for o caso. Um abraço!

      Responder
  43. maria josé

    tenho 3 filhos com transtornos mentais gostaria de ajuda para que eles tomem uma quantidade menor de remedios o felipe no momento toma 500mg de clozapina 75mg de cloridrato de prometazina 300mg de cloridrato de clopromazina 1250mg de acido valproico 40mg de citalopram 30mg de hemitartarato de zolpidem como dose diaria e mais midazolam de 15mg caso ele tenha crise como sos tenho sofrido muito para ajudalos presciso de ajuda até para saber se os diagnósticos estão corretos felipe é esquesofrenia refrataria wessley transtorno de personalidade e alana entre transtorno de personalidade eesquisofrenia ainda nao confimado aguardo resposta grata maria josé.

    Responder
  44. Fernando Roberto

    Uma pessoa obcecada por certo tipo de alimentação ( vegano)- viver na monotonia sem se preocupar
    em trabalhar, ignora o dinheiro. Pode chamar de esquizofrenia?

    Responder
  45. Sandra Rosado

    minha esposa começou a tomar essa medicação injetável e a melhora foi substancial, os remédios anteriores tinham muitos efeitos colaterais. Após a primeira injeção, em questão de minutos a tremedeira (efeito colateral do remédio anterior) cessou. As manias de se movimentar de um lado para o outro, fazendo um balanço com o corpo, diminuíram. Seu raciocínio melhorou, ela conversa normalmente, sem que se perceba qualquer diferença no comportamento. Os delírios também diminuíram, mas não cessaram, apenas percebe-se que ela consegue diferenciar o que é real do que é delírio. O único problema é que ela acredita nos delírios, como se fosse uma realidade à parte, um mundo invisível de que não temos acesso. Está aposentada, pois não pode trabalhar nestas condições. O único problema do remédio até agora é o seu custo que é alto. Tentamos solicitar pelo SUS e foi recusado. Estamos em processo judicial para conseguir a medicação, pois a aposentadoria reduz em 50% o salário, fazendo com que seja quase impossível adquirir o remédio. Grata. Sandra

    Responder
  46. Sonia Gaino

    Boa tarde,
    Minha filha tem 35 anos, tem sintomas de transtorno bipolar desde a adolescência, porém foi diagnosticada com o transtorno somente em 2010 após ter usado anfetamina para emagrecimento, o que agravou ainda mais a situação.
    Não coopera com o tratamento. Deveria tomar Lítio e Quetros, mas não o faz.
    Gostaria de saber se a opção com o mediamento Invega Injetável poderia ajudar nesse caso.
    Temos sofrido muito com essa situação, pois ela apresenta comportamentos disruptivos muito sérios.

    O medicamento já está à venda nas farmácias? É considerado de alto custo?

    Agradeço e aguaardo orientações.

    Sonia

    Responder
    • Editor do Portal

      Sônia, alguns planos de saúde tem liberado o Invega Sustenna a seus associados graças a uma resolução da ANS (Rol 338) sem custos adicionais para o paciente. No SUS esta medicação ainda não foi incorporada, existem somente os antipsicóticos injetáveis de primeira geração (p.ex. haldol decanoato). Você pode comprar com a receita médica nas farmácias. É uma medicação de alto custo sim. Sugiro que se informe melhor com seu médico. Um abraço!

      Responder
  47. Sonia Gaino

    Boa tarde,
    Minha filha tem 35 anos, tem sintomas de transtorno bipolar desde a adolescência, porém foi diagnosticada com o transtorno somente em 2010 após ter usado anfetamina para emagrecimento, o que agravou ainda mais a situação.
    Não coopera com o tratamento. Deveria tomar Lítio e Quetros, mas não o faz.
    Gostaria de saber se a opção com o mediamento Invega Injetável poderia ajudar nesse caso.
    Temos sofrido muito com essa situação, pois ela apresenta comportamentos disruptivos muito sérios.

    O medicamento já está à venda nas farmácias? É considerado de alto custo?

    Agradeço e aguardo orientações.

    Sonia

    Responder
  48. Moisés

    O efeito do Ivega passa, depois de um certo tempo de uso (3 meses) por exemplo? Grato. Moisés.

    Responder
    • Editor do Portal

      Moisés, o Invega Sustenna é um tratamento de longa ação e o ideal é aguardarmos de 3 a 6 meses para avaliarmos o tratamento como um todo. Efeitos colaterais podem ocorrer no início e desaparecer com o passar dos meses ou com os ajustes de doses. O efeito terapêutico, embora seja rápido e possa ocorrer ainda no primeiro mês de tratamento, o ideal é observarmos ao longo dos 3 primeiros meses. Eu particularmente acho que não aguardar este prazo é como não avaliar os benefícios que este novo medicamento pode trazer a longo prazo para o paciente. Eu observo resultados progressivos com 6 meses, 1 ano e 2 anos com a medicação. Mas é importante ressaltar que o tratamento deve ser seguido como recomendado na bula, fazendo o esquema de iniciação com as duas dosagens e depois mantendo a dosagem mensal. Pular dosagens pode levar a recaídas rápidas. Um abraço!

      Responder
  49. Francisco Assis da Silva

    meu filho faz três meses que toma o invega sustenn injetavel 100 mg, já esta fazendo academia que nem pensar agora voltar a estudar ta demorando , agora o medico disse que medicação oral que ele tomava continua ate um certo ponto , hoje ele toma neupine 10 mg, akineton 2 comp. a noite de 2 mg, hadol esta tomando 1/4 dia sim dia não de 5 mg, e dalmadorm, eu questiono com ele da demora de retirar a medicação oral, já que ele esta tomando o invega sustenn 100 mg, e justamente com esse pensamento de tirar a medicação oral e a melhora do quadro quadro dele que foi administrada essa medicação, a minha pergunta esta certo essa demora de retirar a medicação oral.

    Responder
  50. Elisangela

    Bom dia.
    Tenho um filho de 17 anos, desde os 14 anos foi diagnosticado com tab, ele fez uso do aldol decanoato injetavel, mas nao obtivemos resultado positivo, pois teve distonia ao medicamento, foi dificil para ele e para nos aguardamos o periodo acabar sem saber quando teria nova reacao.
    Agora a Dra. sugeriu o invega injetavel, gostaria de saber se tem risco de nova reacao com o medicamento.
    Por favor aguardo orientacao.

    Responder
  51. Elisangela

    Bom dia.
    Tenho um filho de 17 anos, desde os 14 anos foi diagnosticado com tab, ele fez uso do aldol decanoato injetavel, mas nao obtivemos resultado positivo, pois teve distonia ao medicamento, foi dificil para ele e para nos aguardamos o periodo acabar sem saber quando teria nova reacao.
    Agora a Dra. sugeriu o invega injetavel, gostaria de saber se tem risco de nova reacao com o medicamento.
    Qual a consequencia do invega com a mistura de bebida alcoolica e drogas, pois quando esta frustado o emocional abalado a fuga dele infelismente e recorrer a estas drogas.
    Por favor aguardo orientacao.

    Responder
  52. DEMERVAL F DA ROCHA

    Gostaria de saber se INVEGA comprimido pode ser tomado de noite, pois a bula recomenda apenas de manhã.
    Grato.

    Responder
  53. Cristina

    Boa tarde,
    Tenho um familiar que tem esquizofrenia leve e toma risperidona 3 vezes por dia, tem uma vida, estuda,trabalha.
    Ele pode tomar este remédio injetável Invega ? Ou ele só é dado quando o paciente está num caso mais grave ou internado.?
    Obrigada
    Aguarda retorno,

    Responder
  54. Amadeu Epifânio

    Tomar essa nova droga injetável de depósito, por ser de duração mais prolongada, seja de 15 ou 30 dias, já podemos supor que por si só, seja mais forte do que tomá-lo diariamente, o que por isso, já deve incidir em efeitos colaterais. Digo isso pra que possamos discernir se tis efeitos colaterais, se dêem por causa de ineficiência de medicação ou por que está se tomando uma dose mais excessiva que a diária. Meu raciocínio está correto ?

    Responder
    • Editor do Portal

      No caso deste medicamento, embora a dose injetada seja maior do que a dose oral, a liberação no músculo se dá aos poucos, através de uma tecnologia chamada de nanocristais, que permite a liberação uniforme do princípio ativo na corrente sanguínea ao longo do mês. Portanto, a liberação é mais uniforme do que a medicação oral e os efeitos colaterais, senão os mesmos, podem ser até menores. Um abraço!

      Responder
  55. wagner

    Tenho esquizofrenia e faço tratamento a base de respiridona, minha dúvida é todos concordam que a respiridona trazer efeitos colaterais terriveis, gostaria de saber se essa nova medicação que está entrando no mercado tráz algum efeito colateral.

    Responder
  56. noal

    tomei o invega sustenta injetavel, e me deu um sono , e uma fome descomunal , mas uma fome que nunca na minha vida tinha visto coisa igual

    Responder
  57. noely zuleica oliveira raphanelli

    gostaria de saber quais são os reais efeitos o Invega e se engorda como os demais antipsicóticos.

    Responder
  58. noely zuleica oliveira raphanelli

    gostaria de saber se Ivvega engorda e quais outros efeitos colaterais.

    Responder
    • Editor do Portal

      Os estudos clínicos com pacientes mostraram ganho de 1 a 3kg de peso com o medicamento, o que não é muito se considerarmos outras alternativas. Nos casos que ganham mais peso, é recomendável pesquisar melhor a razão para o ganho de peso.

      Responder
  59. Emilia Nacif Xavier

    gostaria de saber mais sobre este medicamento Invega.

    Responder
  60. Dana

    Boa noite, Dr! O senhor sabe me informar sobre o uso do Invega para dependentes químicos que tem dificuldade de aceitar a dependência e logo, o tratamento oral? Dependência de maconha (exageradamente) e álcool.Aguardo retorno! Muito obrigada!

    Responder
    • Editor do Portal

      Dana, sim, existem alguns relatos de bons resultados, mas é importante frisar que a medicação não foi estudada e nem é indicada para esta finalidade.

      Responder
  61. Thiago

    Boa tarde,

    Minha mãe vem realizando tratamento com invega já faz 1 ano, porem neste período ela vem sofrendo muito com a perda de força no corpo. Existe algum relato sobre isso?

    Responder
    • Editor do Portal

      Thiago, os antipsicóticos podem provocar lentidão, hipertonia ou rigidez muscular, neste sentido alguns pacientes podem relatar cansaço, desânimo. Os antipsicóticos de segunda geração causam menos do que os de primeira, porém esta sensibilidade é individual para cada paciente, por isso a necessidade do médico individualizar as dosagens, o que pode requerer um tempo maior de acompanhamento. Existem medicamentos que podem ser prescritos em associação ao antipsicóticos e que podem combater esses efeitos. Sugiro conversar com o médico dela sobre isso.

      Responder
  62. Paula

    Tenho problemas com alucinacoes e delirios a 6 anos e me trato com haldol. Conheci o invega e ouvi relatos de uma melhor qualidade de vida quanto aos efeitos colaterais mas os psiquiatras do convenio nao querem me receitar pois dizem que é caro mas quem vai pagar é o convenio….ja viu algo parecido? Como proceder?

    Responder
    • Editor do Portal

      Paula, não vi nada parecido, realmente os convênios fornecem o medicamento injetável conforme a determinação da ANS (veja no site em “planos de saúde”), porém somente o médico pode prescrever, pois é ele quem avalia os benefícios e a indicação da medicação em cada caso.

      Responder
  63. MAGNÓLIA F ANDRADE

    Olá preciso urgente saber mais a respeito dessa injeção invega minha irmão sofre de transtorno bipolar severo além dela tenho mais três irmãs com problemas psiquiátricos a família não aguenta mais sofrer e ver elas sofrendo por favor eu suplico ajuda aguardo resposta obrigada

    Responder
  64. emerson

    Qual custo do invega vc sabe me dizer obrigado

    Responder
  65. Paula

    Esse invega parece ter efeitos colaterais mínimos e uma eficácia muito boa, garantindo uma qualidade de vida melhor ao paciente. Mas estou com dificuldade de conseguir receita, todos os psiquiatras alegam que é caro….conheço pessoas que tomam com e não tiveram esse problema. Mas no Brasil poucas tomam. No facebook tem um grupo sobre invega com depoimentos de pacientes que tomam, a maioria estrangeiros. Mas tem brasileiros lá também. Meu caso é transtorno delirante persistente cid f22. O que eu mais queria era uma medicação com efeitos colaterais mínimos para eu viver bem…tomo haldol.

    Responder
    • Editor do Portal

      Paula, a indicação de um medicamento não deve se pautar exclusivamente sobre seu custo. Fosse assim nenhum oncologista prescreveria quimioterápicos para câncer que custam 20, 30, 50 mil reais por dose!! Existem critérios para se passar medicamentos de alto custo e a família pode recorrer aos planos de saúde ou ao Estado para assegurar seu direito de acesso ao medicamento. O Invega Sustenna, p.ex., pode ser recebido através dos planos de saúde.

      Responder
  66. Paula

    O laboratório que agora não me lembro o nome também disponibiliza estudos feitos com essa medicação. Boa sorte.

    Responder
  67. Paula

    E segundo um representante do laboratório, os custos devem ser pagos pelo convenio, mas eu acho que sem usar justiça vai ser um pouco complicado.

    Responder
  68. paula

    Pois é….sei disso. Mas acho que ha algo entre psiquiatra e convenio pois varios do meu convenio deixaram de me receitar para experimentar alegando alto custo….no caso nao sao os psiquiatras q vao pagar entao nao entra na minha cabeça….continuo com haldol e biperideno pra ficar menos pior….

    Responder
  69. FELIPE

    boa tarde amigo ,tomo a anos o paroxitina e risperonda, esse invega sustenna pode ser substituito

    Responder
  70. Anisia Mendes

    Gostaria de acompanhar as publicações sobre transtornos mentais.

    Responder
  71. fran

    Oi, eu tomo risperidona 1 mg e sertralina 25 mg a noite antes de dormir, mas se eu ficar dois dias sem tomar já aparece os primeiros sintomas da doença, mas eu tomo toda noite o remédio porem as vezes bebo cerveja e vinho ai fico sem tomar o remedio, mas quero saber se eu tomar essa injeção se vou poder beber cerveja de vez em quando como uma pessoa normal quando tiver churrasco, e quando fico um dia sem tomar fico com depressão é muito ruim, eu fico bem negativa mesmo!
    gostaria que você me respondesse, obrigada!

    Responder
    • Editor do Portal

      Fran, isso você precisa perguntar ao seu médico. Acho preocupante parar a medicação para beber, pois você interrompe o tratamento e corre maior risco de recaídas. Converse com ele a respeito.

      Responder
  72. Jaime Macedo

    Como posso adquirir tratamento para minha tia pelo INSS para aplicação de injeção para tratamento da esquizofrenia?
    Agradeço desde já.

    Responder
    • Editor do Portal

      Jaime, através dos CAPS e ambulatórios de psiquiatria. Alguns poucos municípios já padronizaram o Palmitato de Paliperidona, mas na maioria ele não está disponível nem no programa de medicamentos especiais. Porém existem outras alternativas de antipsicóticos injetável. Sugiro que se informe com o médico que trata dela ou num CAPS próximo à sua residência.

      Responder
  73. Luciana

    Boa noite.
    Meu filho tem 17 anos e fez o uso do invega 150mg. Desde já percebi que ele ficou muito alterado, agitado e fora de controle.
    O que não acontecia com a resperidona.
    Pode me explicar o que ocorre?
    Ele tomou faz 3 dias e não voltou ainda ao normal.

    Responder
    • Editor do Portal

      Luciana, a paliperidona é metabólito ativo da risperidona, portanto, se ele teve boa tolerabilidade à risperidona, deveria ter melhor ainda à paliperidona. Talvez seja ainda uma fase de adaptação. Sugiro que converse com o médico dele.

      Responder
  74. Ellen

    Realmente percebo uma resistência médica para se receitar esse medicamento. Ao perguntar por ele com uma doutora, ela rapidamente desconversou… conveniência médica… vá entender.!

    Responder
  75. Daiana

    Boa noite, meu irmão tem esquizofrênia, ha uns 10 anos ou mais, os surtos são geralmente uma vez ao ano, ele já tomou dogmatil no começo do tratamento passando por respiridona, ziprexa, hpje tomando aristab e um chamado zap, com toda essa medicação há alguma chance de ser.substituido com sucesso pelo invega?Obrigado.

    Responder
    • Editor do Portal

      Daiana, somente o médico dele poderá responder à sua pergunta, pois a indicação do uso de Invega Sustenna não depende dos medicamentos já utilizados, mas do quadro clínico do paciente.

      Responder
  76. Luís

    Boa noite, tomo Rispiridona 2mg oral, apresento-me sempre cansado e ar sonolento. Será que que o Invega evita os mesmos sintomas?.. Se o fizesse seria um enorme progresso

    Responder
    • Editor do Portal

      Luis, o Invega tem menos efeitos colaterais do que a Risperidona, por ele ser um metabólito ativo, então, geralmente os pacientes tem menos efeitos colaterais.

      Responder
  77. Duca

    Meu filho começou a fazer uso do injetável invega sustenna. Espero q dê resultados positivos pois se recusa ao tratamento…

    Responder
  78. Marcos Antonio Ferreira

    Posso tomar ampicilina usando invega injetável

    Responder
  79. Augusto Lopes

    Tomei o remedio Invega injetavel e estou tendo efeitos colaterais como tremores e uma inquietacao incontrolavel…
    Por favor, o que posso tomar para diminuir o efeito desta inquietacao?

    Responder
  80. Augusto Lopes

    Quais remedios posso tomar para evitar o efeito colateral da inquietacao que a Invega provoca?

    Responder
    • Editor do Portal

      Augusto, você precisa se informar com seu médico, ele é a melhor pessoa para lhe orientar a respeito.

      Responder
  81. maria carolina

    Tenho um parente esquizofrenico pelo qual sou responsavel e estou interessada em conhecer tudo sobre essa patologia. Obrigada!

    Responder
  82. Marcelo

    Meu plano de saúde fornece a seus associados medicamentos para várias doenças porém recusa-se a me fornecer INVEGA Sustenna alegando que o mesmo não seria um medicamento de uso continuado. Tal afirmativa procede?

    Responder
    • Editor do Portal

      Marcelo, não, pois o Invega Sustenna é um medicamento de uso contínuo.

      Responder
  83. Dra. Silvia MAisonnette

    Trabalho com pesquisa em Neurociências na PUC-rio, dpto de Psicologia. Gostaria de saber se é possível e como proceder para conseguir a droga Invega na forma injetável e qual a afinidade da mesma com receptores 5HT2. Agradeço a atenção

    Responder
    • Editor do Portal

      Silvia, o Invega Sustenna pode ser comprado nas farmácias ou obtido através de planos de saúde. Leia mais em https://entendendoaesquizofrenia.com.br/website/?p=4716; a paliperidona tem boa afinidade por receptores serotoninérgicos, assim como por receptores dopaminérgicos.

      Responder
  84. aline pacanaro

    dr Leonardo, gostaria de saber os beneficios do Invega , li vários comentarios positivos no Conitec.Aguardo retorno obrigada

    Responder
  85. Aline pacanaro

    Dr Leonardo, gostaria de saber qual é a probabilidade de um paciente ter impregnação pelo uso do invega sustenna? A partir de quantas doses isso poderia ocorrer? Ouvi relato de um psiquiatra onde um paciente de 13 anos teve impregnaçao , tendo que ficar internado um bom período
    Aguardo resposta
    Obrigada

    Responder
  86. Roger

    Esse remédio serve para o tratamento do transtorno bipolar? Pergunto isso pq vários antipsicóticos tb serve para tal tratamento. do TBH

    Responder
    • Editor do Portal

      Roger, a paliperidona ainda não possui indicação para o TBH, nem aqui e nem nos EUA, porém a risperidona, cuja paliperidona é o metabólico ativo, possui, portanto, é questão de tempo desse medicamento também ser aprovado para o TBH.

      Responder
  87. Roger

    Obrigado!!

    Responder
  88. Fernanda

    Minha mãe é bipolar, por ser dificil a aceitação da medicação foi indicado esse injetável. Ainda é o primeiro mes, tomou a primeira dose e apos 1 semana tomou outra. Contudo, a partir dessa segunda, nao sei se por coincidencia ou nao, mas parece que atacou o trato respiratorio, li que na bula q é uma reação bastante comum. Ela tomou um resfenol e então não sei se coincidiu com o ápice da medicação no organismo ou se deu ‘choque’ entre os componentes, mas desencadeou uma crise de ansiedade, sintomas de impregnação tb, ficou robótica. Ela já foi medicada qt a segunda, mas estou preocupada, ainda se nota lentidão e o trato respiratório parece um resfriado que não sara.
    Gostaria de saber sobre a probabilidade desses eventos serem reações próprias do invega e se há/quais outras medicações não podem ser administradas junto.

    Responder
    • Editor do Portal

      Fernanda, alguns pacientes podem ter rinite e os sintomas extrapiramidais (parkinsonianos) não são tão comuns, mas podem ocorrer em pacientes mais sensíveis. Seria importante entrar em contato com o médico dela para ver que atitude deve ser tomada no seu caso.

      Responder
  89. aline paiola

    gostaria de saber , o seguinte ….tenhu um familiar q tomou as duas primieras doses da injeção, ficou muito bem , porem na terceira dose voltou com o via oral + clopixol depot..Depois de passado isso ira voltar com o Invega Sustenna pois não teve nenhum efeito colateral, é possível se manter assim novamente sem nenhum efeito colateral retomando a medicação?

    Responder
  90. Aline

    Gostaria d saber se voltar a fazer o uso do invega o paciente sera beneficiado como antes ou seja nao teve nenhum efeito colateral…a volta para a medicacao é de forma tranquila sem reacoes?

    Responder
    • Editor do Portal

      Aline, não há como responder a isso precisamente. Se o paciente respondeu bem ao medicamento, teve boa tolerabilidade e não houve nenhum agravamento do quadro que comprometa a resposta futura, é grande a possibilidade de que ele venha a responder bem novamente.

      Responder
  91. Augusto Mendes

    Bem, comecei a usar drogas no ano de 2013 na época eu tinha 20 anos … foi quando em 2015 em outubro,eu tive um surto psicotico grave. Fui internado com sintomas de esquizofrenia, porém meu diagnóstico foi surto psicotico induzido por substâncias psicoativas. Então minha psiquiatra me prescreveu o Invega (paliperidona ) injetável. Melhorei significativamente. Abandonei as drogas, e faz 1 ano e meio de tratamento e me sinto ótimo.

    Responder
  92. Maurício Jardim

    Queria muito saber se essa medição é eficaz para tratamento em bipolaridade?! Desde já muito obrigado pela atenção

    Responder
    • Editor do Portal

      Maurício, ela não é aprovada para o Transtorno Bipolar nem aqui, nem nos EUA, portanto, o uso na bipolaridade é off-label. Como antipsicótico de segunda geração, que possui também propriedades antidepressivas e estabilizadoras de humor, pode também ser útil no tratamento de pacientes bipolares.

      Responder
  93. Paula Silva

    Dr Leonardo….gostaria de saber como é estipulada a dose de manutençao do invega sustenna? A dosagem de 75 mg é para todos?

    Responder
    • Editor do Portal

      Paula, a dose de manutenção é definida pelo médico-assistente de acordo com a resposta do paciente no primeiro mês de tratamento, quando o paciente recebe as duas doses iniciais (150 e 100mg). De maneira geral, se o paciente responde muito bem, com remissão dos sintomas antes de 20 dias, ele pode ser um candidato para uma dose de manutenção de 75mg. Caso contrário, deve receber doses de 100 ou 150mg. Mas o julgamento é clínico e de acordo com a experiência do médico.

      Responder
  94. milena

    estou com dificuldade em encontrar a invega 150mg .Não está tendo na distribuidora .

    Responder
    • Editor do Portal

      Milena, não temos notícias de falta do Invega.

      Responder
  95. Helena Mir

    Tou a tomar invenga ha 3 meses e estou a engordar muito… ja tenho mais 7 kilos… tenho um apetite horrivel pois tou todo o momento a comer… tou muito mais gorda.. o que posso fazer para reverter este quadro? tenho 1,63 e pesava 62 kilos…

    Responder
    • Editor do Portal

      Helena, seria bom se seguisse um acompanhamento nutricional e uma rotina de atividades físicas. O ganho de peso com Invega Sustenna costuma ser limitado e o paciente perde peso depois. Você deve também solicitar ao seu médico que verifique seus níveis de prolactina, que também podem interferir com o peso.

      Responder
  96. Silvia helena

    Gostaria de saber se o invega sustenna causa insonia?

    Responder
    • Editor do Portal

      Silvia, não é comum, é mais comum causar sonolência. Tem que avaliar a causa da insônia, se não pode ser em função de acatisia, agitação ou pesadelos, que podem ser efeitos colaterais do medicamento.

      Responder
  97. Luciene

    Já levei minha mãe duas vezes no psiquiatra, nas duas em médicos diferentes foi diagnosticada com esquizofrenia…o problema é que ela mora sozinha e longe de mim, e não adere ao tratamento nem volta nas consultas sozinha….caso eu consiga convece-la a ir no médico de novo posso pedir para ele receitar esse remédio injetável? O resultado em relação ao delírios é imediato?
    Outra dúvida na consulta com o médico….ao passar as informações pro médico ela pode estar na sala?Tenho receio dela ouvir a conversa e as vozes na cabeça dela falarem que quero o mal dela.

    Responder
    • Editor do Portal

      Luciene, você pode solicitar ao médico para conversar com ele em particular. A medicação de longa ação é uma alternativa interessante para os pacientes que não seguem o tratamento. A melhora é gradativa, como no caso dos medicamentos orais, mas como o paciente não interrompe por vontade própria, costuma ser mais duradoura.

      Responder
  98. MARCELO NERY

    Gostaria de saber se o invega poderia ser um substituto do clozapina , se e possivel aviliar com om medico a munçanca da medicaçao do meu filho , pois ele tem dificuldade em aderir ao tratamento

    Responder
    • Editor do Portal

      Marcelo, o Invega Sustenna é uma indicação quando não há adesão aos medicamentos orais, isso inclui a clozapina. Porém, se a indicação da clozapina foi devido à refratariedade, ou seja, ausência de resposta ao antipsicótico, neste caso a melhor alternativa continua sendo a clozapina. O que muitas vezes ocorre é a associação entre ambos.

      Responder
  99. Oldemar

    Existe alguma forma de que o governo ou plano de saúde paguem o tratamento contínuo com Invega Sustenna para pacientes bipolares ou esquizofrênicos?

    Responder
    • Editor do Portal

      Oldemar, alguns pacientes tem conseguido através da Justiça (via defensoria pública) e através de planos de saúde (via ANS).

      Responder
  100. Andreia Gonçalves Dos santos

    gostaria de saber se esta injeção faz efeito mesmo por ja tomei tanto remedios antidepressivo que nao adiantam em nada

    Responder
    • Editor do Portal

      Andreia, sim a injeção é eficaz, mas a indicação é para esquizofrenia, não há estudos para depressão.

      Responder
  101. Marisa

    Doutor estou tomando xeplion faz 4 meses e engordei 8 kilos…também tomo clozpaina 150..o ganho de peso pode ser da clozapina ou do xeplion ou dos dois? o medico vem reduzindo a clozapina progressivamente e diz que a clozapina e que esta engordando e o xeplion não engorda…tive uma crise epileptica pouco tempo depois de ter iniciado o xeplion..ele pode dar crises epilepticas ou a clozapina e que faz isso..faco exercício e ando em utricionista mas não consigo mesmo emagrecer o que poderei fazer para poder emagrecer? Tenho muita fome..e o peso so aumenta de dia para dia muito obrigado pela atenção.

    Responder
  102. jorge gustavo

    olá eu usei risperidona 0,5mg por 20 dias e agora ainda sinto a cabeça estranha repuxando….será que é esse metabolito ativo a paliperidona ela faz efeito em quem usou a risperidona?

    Responder
    • Editor do Portal

      Jorge, sim, a paliperidona é tão eficaz quanto a risperidona, sendo mais bem tolerada.

      Responder
  103. Marisa Ortiz

    Tenho um afilhado diagnosticado com esquizofrenia hebefrênica e até o ano passado estava estável com o piportil l4. Essa droga deixou de ser fabricada e hj ele piorou muito. O médico do Caps solicitou 3 doses do invega sustenta para ver se ele se adapta ao medicamento para depois solicitar ao governo. O problema é que o medicamento é muito caro e a família não consegue adquirir essas doses iniciais. Como podemos proceder para conseguir essas doses sem custo. Ele precisa muito. Está no estado severo da doença.

    Responder
    • Editor do Portal

      Marisa, sugiro que procurem a Defensoria Pública com um laudo do médico.

      Responder
  104. Geyse

    O link da entrevista do Dr. Rodrigo Bressan na CBN não está funcionando. Por favor, verifique se há algum caracter incorreto. Obrigada

    Responder
  105. Angelina

    Quanto tempo para a medicação fazer efeito meu marido já toma há dois meses e ainda houve vozes.

    Responder
    • Editor do Portal

      Angelina, o tempo para o antipsicótico fazer efeito é 8 semanas, portanto, 2 meses, sendo que normalmente o efeito ocorre com 4 semanas. Sugiro conversar com o psiquiatra dele.

      Responder
  106. Raggi

    Um familiar meu infelizmente falesceu, e eu fiquei com 3 caixas de Invega Sustenta 100 mg sem utilidade, como devo proceder? Meu número é: (22) 99851-6467

    Responder
  107. Cristina

    Meu filho tem 17 anos foi diagnosticado com esquizofrenia aos 15anos. O tratamento inicial foi Risperidona 2mg porem passou a ter sintomas fortes de impregnação. Depois mudaram para Quetiapina sem efeito satisfatorio e entao passou para Clozapina que fez um efeito muito bom porem passou a ter problemas de falta de adesão ao tratamento. Como teve reação a Risperidona e o Invega na bula diz ser contraindicado para este tipo de paciente que outra medicação injetavel depo seria recomendada?

    Responder
    • Editor do Portal

      Cristina, depende do tipo de reação que ele teve à risperidona. A paliperidona é o metabólito ativo da risperidona e tem menos efeito colateral. O recomendável seria antes de iniciar a injeção, fazer um teste com a paliperidona oral. Os outros antipsicóticos de depósito que possuímos no Brasil acabam tendo mais efeitos colaterais do que o Invega Sustenna.

      Responder
  108. Alan

    Esse medicament ja foi incorporado ao SUS? Esse artigo e de 2011..
    Obrigado

    Responder
    • Editor do Portal

      Alan, não, infelizmente não faz parte do catálogo de medicamentos do SUS.

      Responder
  109. Claudia A. C.

    DR Palmeira, boa noite! Tenho um irmão que foi diagnosticado com esquizofrenia aos 19 anos, e posteriormente esquizo afetivo. Atualmente está com 43 anos. Nos últimos 10 anos, vinha tomando 80gr/dia de Geodon e 50 de Leponex. Recentemente, ele parou de tomar a medicação abruptamente,’ não sabemos ao certo por quanto tempo, e teve um surto psicótico (tentou cometer suicídio e fazia longas caminhadas pela madrugada – foi um milagre o termos encontrado). Está internado em um hospital e passou a tomar Invega (clozapina e Geodon foram tirados) sendo a primeira injeção aplicada em 31/12. Até o momento, não vimos melhoras nele – está falando muitas coisas sem nexo, delirando, em um nível que nunca vimos antes. Por sua experiência, apos quanto tempo o Invega passa a fazer efeito? Nestes casos após surto, é possível que o nível de delírio seja elevado e fique permanente? Muito obrigada pela atenção

    Responder
    • Editor do Portal

      Claudia, pode levar alguns meses, depende de como iniciaram o Invega Sustenna. Normalmente se faz duas doses no primeiro mês (150mg e 100mg) e depois mensalmente. Outro fato a ser considerado é a indicação do uso de clozapina, pois sendo uma esquizofrenia refratária, pode não melhorar somente com o Invega.

      Responder
      • Wanderley Jose

        Esse remédio quando faz efeito e serve pra toc tbm

        Responder
  110. Wanderley José

    Comecei a usar esse medicamento a pouco tempo quando começa a fazer efeito e outra coisa eu tomei tudo quando antipsicótico antes e sempre me fez mal e todos estão me engordando eu estava com 70 kg agora estou com 100 kg esse medicamento invega será que tem menos ganho de peso ou e igual os outros

    Responder
  111. Wanderley Jose

    Estou tomando essa injeção tem pouco tempo quando ela começa fazer efeitos ela serve pra toc tbm ?
    Tomei tudo quanto antipisicotico e não deu certo com nenhum.
    Estou com esperança e se Deus quiser esse vai da certo .
    E engordei muito com esses remédio estava com 70 kg agora estou com 100 kg será que esse remedio tem menos ganho de peso do que os outros ?

    Responder
  112. Wanderley Jose

    Esse medicamento engorda muito

    Responder
  113. Wanderley José

    Me respondao se remédio engorda tomei outros antipsicóticos e engordei 30 kg

    Responder
  114. Lavinia Maciel

    Essa injeção começa fazer efeito quando e ela engorda eu tomei outros antipsicóticos e me engordou tava com 60 kg agora tou com 90

    Responder
  115. Wanderley Jose

    Olá queria fazer umas perguntas me respondem por favor quando essa injeção começa fazer efeito?ela serve pra toc e manias tbm ? E eu engordei 40 kg com os outros antipsicóticos ela causa menos ganho de peso ?

    Responder
    • Editor do Portal

      Wanderley, o ganho de peso com antipsicóticos depende da genética do paciente, alguns ganham e outros não, uns ganham peso demais e outros poucos quilos. O Invega pode causar ganho de peso, em geral menos de 10% do peso usual da pessoa, e isso pode ser compensado com dietas e exercícios, com o paciente perdendo depois. Mas uma vez mais, isso vai depender da genética da pessoa. A injeção de Invega Sustenna começa a fazer efeito rapidamente, em muitos casos já é possível observar uma melhora em 1 a 2 semanas da primeira dose, mas o efeito melhor é mesmo a longo prazo, após 4 a 6 meses de tratamento. Outros ganhos mais qualitativos em termos de qualidade de vida e autonomia podem levar meses ou anos.

      Responder
      • Wanderley José

        e como fazer pra emagrecer?ley

        Responder
  116. Barcelo

    essa injeção engorda muito pq os outros antipisicoticos engorda demais tem gente que já engordou 40 kg com outros antipsicóticos ?

    Responder
  117. Leu

    engordei 40 kg com os outros antipsicótico? Será que a invega causa menos ganho de peso ?
    e como emagrecer tomando inveja ?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Leia o livro

Que tal receber nosso conteúdo por e-mail?
Assine a nossa newsletter!