O Ministério da Saúde abriu esta semana consulta pública para incorporação do novo antipsicótico Invega Sustenna (Palmitato de Paliperidona), medicação injetável de segunda geração lançada no Brasil em dezembro de 2011, no rol de medicamentos do SUS.

Esta consulta pública permite a qualquer cidadão opinar a respeito da medicação e o resultado é avaliado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – CONITEC. Sendo aprovada, o Minsitério da Saúde tem até 180 dias para disponibilizar a medicação pelo SUS para a população.

O Invega Sustenna é um antipsicótico injetável, para uso mensal através de injeções intramusculares, útil para pacientes que não aderem ao tratamento oral ou se recusam a fazer o tratamento psiquiátrico. É um antipsicótico com boa tolerabilidade e eficácia, tendo como vantagem em relação aos demais antipsicóticos de longa duração (depot) o fato de causar poucos efeitos extrapiramidais (de impregnação).

A consulta pública fica disponível no site do Ministério da Saúde até o dia 05/12/2012 e qualquer pessoa pode participar.

Para acessar o formulário clique ou copie e cole em seu navegador o endereço: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=9749

Para mais informações sobre o processo de incorporação e sobre a medicação clique ou copie e cole em seu navegador o endereço: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Relatorio_Paliperidona_CP.pdf

Leia também: Chega ao Brasil novo medicamento injetável para a esquizofrenia.

Compartilhe: