Mães de pessoas com esquizofrenia relatam convívio com o distúrbio: ‘Ele escutava vozes, achava que era Jesus’
Está chegando ao fim o “Janeiro Branco”, o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental. A campanha tem o objetivo de promover reflexão e combater o adoecimento emocional e seus tabus.
Um dos distúrbios com maior estigma é a esquizofrenia. Uma doença que, quando surge, provoca muita angústia e impacta famílias inteiras.
A esquizofrenia costuma se manifestar na adolescência, mas pode aparecer também na fase adulta. Um distúrbio causado por fatores genéticos e também ambientais, como traumas ou uso de drogas.
Familiares convivem com sintomas que vão de delírios, alucinações, conversas sem sentido até comportamentos estranhos, muitas vezes agressivos – com terceiros ou com eles mesmos.
O drama acabou aproximando mães, que resolveram criar um grupo de apoio em Curitiba. Elas se reúnem com frequência, de forma on-line ou presencial. São encontros para compartilhar experiências, dicas de tratamento e também angústias.
Nesse “Janeiro Branco”, as conversas também reforçam a luta contra a desinformação e o preconceito que cercam a doença. Também cobram soluções e mais estrutura na rede pública.
Assista ao vídeo do Fantástico, TV Globo, aqui!
Fonte: G1