A Janssen Pharmaceutical, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, anunciou que o FDA, órgão norte-americano equivalente a ANVISA, aprovou o antipsicótico atípico de longa duração INVEGA HAFYERA ™ (palmitato de paliperidona de 6 meses), o primeiro e único injetável semestral para o tratamento de esquizofrenia em adultos. Antes da transição para INVEGA HAFYERA ™, os pacientes devem ser tratados adequadamente com INVEGA SUSTENNA® (palmitato de paliperidona de 1 mês) por pelo menos quatro meses, ou INVEGA TRINZA® (palmitato de paliperidona de 3 meses) por pelo menos um ciclo de injeção de 3 meses.
A aprovação do FDA de INVEGA HAFYERA ™ é baseada nos resultados de um estudo global de Fase 3, de 12 meses de duração, randomizado, duplo-cego e de não inferioridade que envolveu 702 adultos (idades 18-70) vivendo com esquizofrenia de 20 países diferentes. Os resultados mostraram não inferioridade de INVEGA HAFYERA ™ em comparação com INVEGA TRINZA® no desfecho primário de tempo para a primeira recaída ao final do período de 12 meses. Os resultados descobriram que 92,5 por cento dos pacientes tratados com INVEGA HAFYERA ™ e 95 por cento tratados com INVEGA TRINZA® estavam livres de recidiva em 12 meses. Recaída foi definida como hospitalização psiquiátrica, aumento na pontuação total da Escala de Síndrome Positiva e Negativa (PANSS), aumento em pontuações de itens individuais da PANSS, autolesão, comportamento violento ou ideação suicida / homicida.
O perfil de segurança observado no ensaio foi consistente com estudos anteriores de INVEGA SUSTENNA® e INVEGA TRINZA®, sem o surgimento de novos efeitos colaterais. As reações adversas mais comuns (≥5%) no ensaio clínico INVEGA HAFYERA ™ foram infecção do trato respiratório superior (12%), reação no local da injeção (11%), aumento de peso (9%), dor de cabeça (7%) e parkinsonismo (5%).
Recentemente, o National Council for Mental Wellbeing e a American Psychiatric Association atualizaram suas orientações e diretrizes para o tratamento da esquizofrenia para expandir o uso recomendado de injetáveis de ação prolongada para pacientes adultos que vivem com esquizofrenia.
INVEGA HAFYERA ™ é um tratamento injetável de ação prolongada administrado por um profissional de saúde na região superior das nádegas a cada seis meses. INVEGA HAFYERA ™ dissolve-se lentamente na corrente sanguínea após a injeção, resultando em tratamento contínuo e controle dos sintomas ao longo de seis meses.
“Os tratamentos injetáveis de ação prolongada oferecem uma série de vantagens em comparação com a medicação oral para a esquizofrenia, incluindo o alívio da necessidade de se lembrar de tomar a medicação diariamente, taxas de descontinuação mais baixas e tratamento sustentado por períodos mais longos”, disse Bill Martin, Ph.D., Chefe da área terapêutica global, Neurociência, Janssen Research & Development, LLC. “A aprovação de hoje nos permite repensar como administramos esta doença crônica, oferecendo aos pacientes e cuidadores o potencial para uma vida menos definida pela medicação para esquizofrenia.”
INVEGA HAFYERA ™ começa a ser comercializado nos EUA este ano e tem previsão de chegar ao Brasil em 2023.
Fonte:Janssen Pharmaceutical
Marcelo de Jesus Persolli
Gostaria de ser informado do avanço para utilização no Brasil, obrigado.
leo
bom dia Dr. ótima notícia desse invega halyfera, porém sabemos que quando essa medicação chegar ao Brasil não estará disponivel pra grande maioria dos pacientes esquizofrenicos porque terá um alto custo.Mas só de termos essa medicação disponivel já é um grande avanço no tratamento da esquizofrenia.Há uma projeção de quanto esse novo medicamento vai custar nos Estados Unidos?
FÁTIMA
GOSTARIA DE FAZER PARTE DO GRUPO DE VCS.