Blog

Especial Maconha e Psicose IV: Quando a psicose pela maconha vira esquizofrenia?

por | fev 19, 2019 | 4 Comentários


No artigo do mês passado descrevemos os efeitos agudos da maconha no cérebro e vimos que eles se assemelham muito com a esquizofrenia, pelo fato da intoxicação pela maconha poder causar psicose. Entretanto, vimos que existem formas breves e outras mais duradouras, mas que nem sempre a psicose causada pela droga desemboca numa esquizofrenia. Hoje vamos conhecer melhor os estudos que se dedicam a conversão da psicose induzida pela maconha em esquizofrenia.

Algumas metanálises, estudos que fazem uma avaliação estatística do resultado de vários outros estudos sobre o tema, mostraram que o risco para esquizofrenia entre pessoas que utilizam maconha é de 2 a 5 vezes superior à população geral. É um aumento muito expressivo!

Esse risco parece aumentar com o tempo de uso e a frequência/quantidade. A persistência de sintomas psicóticos com o uso da droga deve servir de sinal de alerta, antes que seja tarde, pois ele é um indicativo de um transtorno psicótico mais duradouro à frente.

Cada ano adicional em que um paciente faz uso semanal da maconha aumenta em 133% o risco de paranoia e em 92% o risco de alucinações e esses sintomas podem persistir, mesmo após um ano cessado o uso da droga.

Existe um efeito sinergístico entre abuso sexual ou físico na infância e risco de psicose com a maconha. O risco de psicose nessa população, quando ela usa a maconha, é de 6 a 30 vezes maior do que na população geral, devendo servir de alerta para pessoas que usam maconha e tiveram experiências traumáticas como essas.

Em relação à idade de início de uso da maconha, os estudos apontam no sentido de quanto mais cedo o uso, maior o risco de esquizofrenia, e esse fator parece ser mais importante do que a quantidade de uso, embora a quantidade também seja importante para a ocorrência dos sintomas psicóticos. Geralmente a esquizofrenia ocorre em média 6 a 7 anos depois da primeira exposição à maconha.

Quando se pesquisa o uso da maconha entre os pacientes com sintomas prodrômicos da esquizofrenia (conhecidos como pacientes de ultra-alto risco para psicose – UHR), observa-se que há uma alta prevalência do uso da droga. Até 70% desses pacientes utilizaram a maconha ao longo da vida e até 50% faz uso atual frequente da droga, mostrando como o uso de maconha se confunde com a história de psicose e da esquizofrenia.

Não se sabe ao certo porque uma pessoa exposta à maconha desenvolve a esquizofrenia e outra não. Parece que as razões são múltiplas.

Existem alguns polimorfismos de genes (pequenas mutações) que tornam a pessoa mais sensível ao THC e, portanto, mais suscetível à psicose do que outras pessoas que não possuem as mesmas mutações. O exemplo mais conhecido é o do gene da COMT, uma enzima que metaboliza a dopamina. Alguns polimorfismos, como do gene AKT1, deixam a pessoa mais suscetível à psicose pelo THC e também mais vulnerável a desenvolver dependência da droga e traços de personalidade esquizotípica (um transtorno de personalidade que compartilha alguns sintomas com a esquizofrenia).

A grande questão é que não tem como saber quem é ou não vulnerável à maconha antes que essa pessoa comece a apresentar psicose, o que pode ser tarde demais! Existem provavelmente outros genes envolvidos nesse processo e ainda não se pode mapeá-los através de testes genéticos. Portanto, o uso de maconha ainda é um “tiro” no escuro, que você não sabe onde e como irá afetar o paciente.

Para se ter uma ideia de como a relação entre maconha e esquizofrenia é especial e complexa, enquanto que somente 30% das psicoses induzidas por anfetaminas (drogas que reconhecidamente aumentam a dopamina no cérebro) viram esquizofrenia, quase a metade das psicoses por maconha (droga cujo uso crônico reduz a quantidade de dopamina) se converte em esquizofrenia. Esse é um contra-senso, uma vez que o excesso de dopamina é o responsável pelos sintomas psicóticos!

Uma das explicações para isso pode estar no sistema glutamatérgico. Como o THC reduz o glutamato no hipocampo e provoca a perda da capacidade modulatória e de ajuste fino do cérebro frente ao estresse, essa poderia ser uma das razões para o risco maior de psicose nessa população.

A hipótese glutamatérgica pode ser uma das explicações porque a maconha está mais relacionada à psicose do que outras drogas, como opióides, anfetaminas, LSD, álcool, cocaína, dentre outras. A ketamina e a fenciclidina (PCP) são drogas que bloqueiam os receptores de glutamato e imitam os sintomas da esquizofrenia, tanto positivos como negativos.

Isso também abre frentes de pesquisa para novos tratamentos, uma vez que medicamentos que atuem em glutamato poderão ser úteis para a esquizofrenia e para psicoses induzidas pela maconha.

No próximo e último artigo da série você vai conhecer os tratamentos disponíveis para a psicose induzida pela maconha. Não perca!

Compartilhe:

4 Comentários

  1. MINHA OPINIÃO

    A maconha desencadea traumas abusos do passado coisas que aconteceram que guardamos em nos mais ao usar maconha rla desencadea esses acontecimentos levando a pessoa a uma inconciencia total nem sempre quem sofreu alguma coisa revela isso a alguem as vezes o trauma o abuso e tao grande que a pessoa se torna incapaz de parar de sofrer de botar isso para fora, para mim a maconha e uma ferramenta fundamental para os psicologos pois cada ser Humano no seu intimo tem muitos segredos ou machucados que guardao e uma hora isso despeta e seu conciente quer mudar isso, mais como? A Saude tem que Progredir pois precisamos de ajuda quem sofre quer estar bem ser livre eu acredito na cura da Doencq eu me sinto curado mais nao pela maconha ela e so uma chave para cura mais sim pela minha propia força de vontade pois hoje eu sei qual medicamento me ajuda e goataria que essas pessoas que sofrem nao se sente bem possa desfrutar disso tambem, Nao se auto medicando mais sim Buscando Especialista eficientes para ajudalos..

    Responder
  2. MINHA OPINIÃO

    Homeopatia

    Responder
  3. MINHA OPINIÃO

    Superar é a chave não é facil eu vivi isso eu Pesso a Deus ao poder superior que ajudem todas as pessoas que sofrem que passam por isso pois eu sei o quanto Sofrido Gostaria Ajudar Muita Gente acredito que por essas palavras eu ajudo

    Responder
  4. Maria Aparecida Pereira Dos Santos

    Esquizofrenia

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Leia o livro

Que tal receber nosso conteúdo por e-mail?
Assine a nossa newsletter!