Blog

Chega ao Brasil o Invega Trinza: só quatro injeções por ano para tratar a esquizofrenia.

por | maio 3, 2019 | 8 Comentários


A nova versão do palmitato de paliperidona tem posologia trimestral, ou seja, o paciente só vai precisar aplicar a injeção a cada três meses

Um medicamento de ação prolongada contra a esquizofrenia acaba de ser aprovado pela Anvisa. O palmitato de paliperidona trimestral é a primeira injeção que requer apenas quatro doses ao ano para o tratamento da doença. A ação prolongada é importante, já que pesquisas apontam que uma das principais causas de recaída entre 80% dos pacientes durante os cinco primeiros anos é a baixa adesão ao tratamento. Espera-se que o palmitato de paliperidona aumente a adesão ao tratamento, previna recaídas e melhore a qualidade de vida do paciente.

O palmitato de paliperidona já estava disponível em forma de injeção mensal. A nova medicação é indicada para pacientes adultos que já tenham sido tratados com a injeção mensal por, no mínimo, quatro meses. A aplicação do medicamento deve ser feita por profissionais de saúde em hospitais, clínicas e hospital dia.

Estudos clínicos mostram que o Invega Trinza (nome comercial do palmitato de paliperidona trimestral) é seguro – assim como a versão oral e a injeção mensal. Os efeitos colaterais mais comuns são reação no local da injeção, aumento de peso e dor de cabeça. Estudo publicado este ano ainda apontou que mais de 90% dos pacientes que utilizaram o novo medicamento não tiveram recaída ao longo de um ano e meio.

Embora tenha sido aprovado pela Anvisa, o medicamento só estará disponível para compra depois de receber aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o que deve acontecer dentro dos próximos três meses, de acordo com a Janssen.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental que atinge cerca de 23 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, são pelo menos 2 milhões de pacientes diagnosticados com a doença, cujos sintomas incluem alucinações (ouvir, ver ou sentir coisas que não existem) e delírios (falsa crença ou suspeita mesmo quando há provas do contrário) . Outros sintomas comuns são distorções no pensamento, emoções, comportamento, linguagem e percepção.

Apesar da disponibilidade de tratamento, muitos pacientes deixam de aderir a ele devido à quantidade de medicação diária: são até 6 comprimidos por dia, segundo especialistas. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), a esquizofrenia – também conhecida como distúrbio da mente dividida – é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.

Informações da revista Saúde apontam que a esquizofrenia pode começar com uma simples apatia que surge entre o final da adolescência e o início da vida adulta (18 a 30 anos). Segundo especialistas, alguns sinais devem colocar as pessoas em estado de atenção: dificuldade no aprendizado desde a infância, apatia, pouca vontade de trabalhar, estudar ou participar de interações sociais; falta de reação a situações que demandam emoções (felicidade e tristeza, por exemplo), surgimento de vozes na cabeça e outras alterações nos órgãos sensoriais; e mania de perseguição injustificada.

Fonte: Veja

Compartilhe:

8 Comentários

  1. Jordan Freitas de Moura

    A esquizofrenia é uma espécie de câncer da alma, só com adesão positiva ao tratamento, correção de problemas familiares e sociais se atinge o respeito de todos ao longo da vida.

    Só um detalhe se tudo isso não for suficiente integre com fé e tentativa prática bíblica.. 3.5.19

    Responder
  2. leo

    que novidade maravilhosa esse medicamento na versão trimestral fiquei muito feliz pela noticia dr leonardo.O problema é o custo do medicamento que no inicio custa caro e nem todo mundo tem acesso

    Responder
  3. Jordan Freitas de Moura

    Ao cumprir sua missão e usufruir por isto a consequência é saúde mental, social e espiritual..

    Responder
  4. Dilma Coelho

    Olá.
    Já seria possível comprar o Invega Trinza NO rIO DE jANEIRO?
    caso sim, poderias nos direcionar?

    Muito grata.

    Responder
  5. LEO

    bom dia pessoal,gostaria de conclamar a todos os portadores de transtorno mental a enviarem um e-mail ao deputado federal que te representa para que ele possa colocar em tramitação novamente o PL5907\2016 que trata de acrescer direitos á lei da reforma psquiatrica.Ocorre que o referido projeto de lei estava em tramitação e foi arquivado da legislatura anterior pra essa.O deputado que a propos não se reelegeu.Então peço que todos os portadores de transtornos mentais e seus familiares e amigos mandem um email ou mensagem nas redes sociais ao deputado da sua região.O PL5907\2016 é encontrado no google em pdf aproveite para anexa-lo junto ao email.obrigado!

    Responder
  6. Joaquim Manoel Galdino

    Uso invega sustenna 100 MG,quero mudar pro trinza…mas qual seria a mg deste? Obrigado Joaquim Galdino.

    Responder
    • MARIA GORETH CABRAL PEREIRA CAMISAO

      como seria a mensagem? E os planos de saúde como fazer para aceitarem pagar a medicação? também quero saber, para quem usa o invega sustenna 150mg

      Responder
  7. Givanildo

    bom dia quanto custa esse medicamento. e por quanto tempo tem que tomar pra pessoa ficar sã

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Leia o livro

Que tal receber nosso conteúdo por e-mail?
Assine a nossa newsletter!