Este ano o tema do evento de encerramento do Programa Entrelaços será a construção de redes de apoio social para as pessoas que convivem com transtornos mentais severos, como a esquizofrenia. As redes de apoio, seja através das associações de pacientes e familiares, dos grupos comunitários de apoio ou das organizações de pares em serviços de saúde mental, tornaram-se um elemento central e aglutinador de recuperação, empoderamento e participação social para pacientes e familiares. Esse movimento é global e vem crescendo no Brasil, principalmente nessa década, tornando-se uma das principais ferramentas para familiares, pacientes e profissionais de saúde na busca por melhorias nos serviços e nos tratamentos, na qualidade de vida e na participação comunitária, no combate ao estigma e na luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais severos.

Esse ano foi marcado pelo primeiro evento no Rio de Janeiro pelo Dia Mundial da Consciência sobre a Esquizofrenia, organizado pelos próprios integrantes dos grupos comunitários formados pelo Programa Entrelaços, revelando seu protagonismo e engajamento.

O vínculo que se fortalece entre eles é capaz de gerar redes mais fortalecidas e promotoras de recuperação para todos os envolvidos.

Participe!

Compartilhe: