Blog

Os efeitos 13 anos depois da mudança de nome da esquizofrenia no Japão.

por | dez 27, 2015 | 35 Comentários


Em 2002 a Associação Nacional de Famílias de Doentes Mentais do Japão solicitou à Sociedade Japonesa de Psiquiatria e Neurologia a mudança de nome da esquizofrenia, por considerar que o termo era estigmatizante e ligado a uma visão negativa e pessimista da doença, interferindo com a recuperação daqueles que dela padeciam. O nome foi, então, alterado para Distúrbio da Integração.

Treze anos depois a mudança de nome fez com que o estigma no Japão fosse reduzido, que mais diagnósticos fossem feitos e que pacientes e famílias aceitassem melhor a doença. As pessoas mais jovens, mais da metade, chegam a reconhecer que os dois termos retratam doenças distintas.

Porém, este efeito de longo prazo está seriamente ameaçado, pois a mídia japonesa continua publicando conteúdos negativos relacionados ao novo nome da mesma forma como antes faziam com a esquizofrenia. Um estudo japonês mostrou que embora menos estigmatizante que outrora, a “nova” esquizofrenia está associada a maior estigma do que doenças como depressão e diabetes.

O estudo avaliou 51 789 artigos de jornais e 1106 textos de telejornais japoneses entre 1985 e 2013 que trataram das doenças esquizofrenia, depressão e diabetes. Depois de 2002, 97% dos artigos só usavam o novo termo, Distúrbio da Integração, para retratar a esquizofrenia.

Os autores constataram que a quantidade de artigos sobre esquizofrenia e depressão aumentou mais do que sobre diabetes, inclusive depois de 2003, sendo que houve mais artigos sobre esquizofrenia do que sobre depressão entre 2000 e 2005, época em que o nome da doença mudou.

Ao analisarem as 20 palavras mais utilizadas nos artigos, os autores constataram que aqueles relacionados à esquizofrenia continham mais palavras associadas à violência, crime, suicídio e auto-flagelo do que nos artigos sobre depressão e diabetes (31,5% vs 16% vs 8,2%, respectivamente).

Os autores concluem que, apesar da mudança de nome, houve pouca diferença na forma como a mídia aborda a doença, com conteúdo focado mais em casos de violência e crime do que, p.ex., nos impactos positivos da mudança de nome. O estudo japonês traz resultados semelhantes aos estudos na Inglaterra e nos EUA, que também encontraram uma associação forte dos artigos de jornais e outras mídias ao atribuírem à esquizofrenia crimes e violência, desconsiderando outros fatores associados, como situação econômico-financeira, adversidades familiares e abuso de drogas e álcool.

Os autores temem que, como a mídia possui grande influência sobre o estigma dos transtornos mentais, isso possa comprometer a redução do estigma que fora alcançado com a mudança do nome da esquizofrenia para Distúrbio da Integração. Artigos sobre esquizofrenia deveriam focar mais nos aspectos positivos, como informação médica sobre a doença, casos que se recuperaram e voltaram a trabalhar e a ter uma vida normal, e os aspectos negativos deveriam ser analisados à luz de outros fatores do ambiente capazes de gerar violência, não os atribuindo exclusivamente à doença.

Artigo: Shinsuke Koike, Sosei Yamaguchi, Yasutaka Ojio, Kazusa Ohta, and Shuntaro Ando. Effect of Name Change of Schizophrenia on Mass Media Between 1985 and 2013 in Japan: A Text Data Mining Analysis. Schizophr Bull first published online November 26, 2015 doi:10.1093/schbul/sbv159

Compartilhe:

35 Comentários

  1. Jordan Freitas de Moura

    A felicidade consiste em cumprirmos nossas missões e usufruirmos por isto num mundo espiritual eternamente perfeito é a cura da depressão.

    Responder
  2. Jordan Freitas de Moura

    A vida equilibrada em qualquer aspecto o é.

    Responder
  3. Jordan Freitas de Moura

    No meu ponto de vista o alicerce da existência é espiritual, a partir daí tudo está fundamentado no equilíbrio.

    Responder
  4. Jordan Freitas de Moura

    Curti a vida com responsabilidade magnífico é.

    Responder
  5. JORDAN FREITAS DE MOURA

    Nunca seja corajoso de praticar a verdade, pois é otimismo demais.

    Responder
  6. Jordan Moura X

    Saber viver é um desafio que deve ser encarado com personalidade.

    HMNS

    20 anos voluntariado

    Responder
  7. Jordan Moura X

    41 anos experiência dentro todo, imortal ideias legado. 2018 JUNHO BRASIL

    Responder
  8. Jordan

    Se a vida é perfeita então os fundamentos estabelecidos desde todo sempre

    Jordan e seus Set 2018

    Responder
  9. Jordan Freitas de Moura

    Dentro de uma unidade positiva e útil quando procuramos edificar nossa vida nisso usufruímos constantes aprendizados dos grupos sociais e de nossa família o que permitem distinguir o certo do errado e termos como tomar decisões no equilíbrio acredito assim é o processo de cura da depressão e de qualquer mal..

    Responder
  10. Jordan

    Esquizofrenia um nome científico de uma doença da alma que pode ser curada fé em Deus e obediência a equipe médica e o forte apoio da família em sua cura e reabilitação como cidadão.

    Agora outubro 42 anos experiência

    Obrigado Nise da Silveira

    Responder
  11. Jordan

    Possuo esta deficiência mas não me impediu ser escritor marido pai e chefe de família, com a fé em Deus pude reformular um novo núcleo entre os meus e juntos possuirmos dignidade de uma segunda casa maior que a primeira. Obrigado a todos que dentro dessa meta interagiram. 42 anos experiência outubro 2018. Jordan Freitas de Moura Cidadão brasileiro.

    Responder
  12. Jordan Freitas de Moura

    Dentro de uma nova unidade saudável é natural encontrarmos diferentes formas do coletivo auxiliar no individual e crescermos reciprocamente outrora como aprendizes e a posteriori protagonistas de nossas histórias enquanto humanidade.

    Responder
  13. Jordan Freitas de Moura

    Nosso legado coletivo consiste em cumprirmos nossas missões e usufruímos por ela dignamente.

    12.10.2018 Brasil RJ

    Responder
  14. Jordan

    Dependendo como vemos nossa vida podemos manter nossas conviccoes e integrarmos como conjunto, humanidade mais positiva e transforma la na nossa parte e impulsionar outros ao discernimento e posicionamento mutuo desenvolvendo senso critico e oportunidades alcancados coletivamente.. Abril 2019

    Responder
  15. Jordan Freitas de Moura

    Esquizofrenia é um nome científico de uma doença da alma que pode ter causa física e traumas de algumas fases da vida; tratando nessas areas e ampliando o papel de sujeito e cidadão aprende se a curar isso e como proceder em recaídas se houver procurando sempre ajuda especializada e compreensão das pessoas mais próximas..

    Responder
  16. Jordan Freitas de Moura

    Uma sociedade sem manicômio é um sentido amplo em que os direitos dos cidadãos sejam respeitadas nas questões de sobrevivência.

    Vencendo uma esquizofrenia social nos curamos enquanto humanidade semelhante ao Criador.

    Responder
  17. Jordan Freitas de Moura

    https://www.facebook.com/Projeto-Lei-Brasileira-Inovadora-102932344723816/?eid=ARDEG2yxVuzWmiRsnyisfwUHAT9GtYyxz_aOpXo8gJTJ4HgpIGOALEBH9HEXPiyW3Ikp76lV4cwbxqE-&timeline_context_item_type=intro_card_work&timeline_context_item_source=100013939444142&fref=tag

    Projeto criado e desenvolvido por Jordan Freitas de Moura beneficiará toda humanidade por graça e misericórdia de Deus, Ele o Senhor dos Exercitos soletrou como transmitir e praticando os conceitos serás bem sucedido nas áreas da vida.. 616.11 RJ Brasil

    Responder
  18. Jordan Freitas de Moura

    Lei Brasileira Inovadora Autor Jordan Freitas de Moura Cidadão Brasileiro, registrada, e sancionada pelo Presidente da República, segue regulamentação e imediata atuação em todo território nacional beneficiando toda população do faxineiro ao Presidente da República, especificidades e bases deste método acesse no Google Projeto Lei Brasileira Inovadora do autor acima RG 106515489, Brasil, Abril de 2020..

    Responder
  19. Jordan Freitas de Moura

    Superar a esquizofrenia uma graça e misericórdia Deus, contar com uma equipe médica e amigos e família vencendo este mal um milagre mas sobretudo ter fé em Deus o cume da montanha um premio

    Responder
  20. JORDAN FREITAS DE MOURA

    Entendendo a esquizofrenia uma política que tenta vencer seus protagonistas, os quais com uma graça divina se destacam no mundo com uma genialidade e deixam um carisma e legado muito importante a nós, com 2 decadas ao lado deles aprendi, cresci e amadureci, obrigado irmãos do Instituto Municipal Nise da Silveira com apoio de voces me tornei uma pessoa melhor, grato, 03.7.2021 RJ Brasil

    Jordan Freitas de Moura

    Cidadão

    Responder
  21. JORDAN FREITAS DE MOURA

    Transferência Espaço aberto ao Tempo severino dos santos Jordan Freitas de Moura pra Dircinha Batista

    4o ciclo cume da montanha

    Graça Política

    Cidadão no protagonismo Graça misericórdia de Deus

    Responder
  22. JORDAN FREITAS DE MOURA

    o Espaço aberto ao Tempo severino dos santos Engenho Dentro RJ depois de 35 anos brilhantes promoção saúde mental se perdeu totalmente está fazendo atualmente acepção pessoas o que é inconstitucional alguns funcionários por serem funcionários públicos fazem discriminação do cidadão que paga seus impostos e é no caso seu Patrão…

    Responder
  23. JORDAN FREITAS DE MOURA

    Nunca deixe de sonhar e realizar

    cidadão no Comando graças a Deus

    eternidade com Jesus

    obra Deus

    Responder
  24. Jordan Freitas de Moura

    Depois de estruturar toda minha vida em Vitória coletiva atribuída a Deus, sigo em frente, com o dever cumprido se isso chama se esquizofrenia não sei, pra mim uma mentira científica assim como a política e a religião a cura é a Palavra Deus ontem hoje sempre protagonismo do cidadão no seu 4o ciclo de 7 cume da montanha Graça Misericórdia Deus

    Jordan Freitas de Moura

    Escritor aposentado http://www.planalto.com.br

    Responder
  25. JORDAN FREITAS DE MOURA

    Esquizofrenia é a chance de mudança protagonismo nas relações cume da montanha graça misericórdia de Deus Federal Estadual Municipal na eternidade com Cristo sucesso na vida graças a Cristo, obrigado por tamanha honra…

    Responder
  26. JORDAN FREITAS DE MOURA

    Estamos há cerca de 30 anos edificando vidas colocando o cidadão no protagonismo cume da montanha graça misericórdia de Deus e com isso tenho como família edificando nossas vidas em conjunto no trabalho nos 2 caps Espaço aberto ao Tempo severino dos santos e Dircinha Linda Batista Nise Trilhos do Engenho construindo um mundo melhor graças a Deus http://www.planalto.com Jordan Freitas de Moura Escritor brasileiro reconhecido publicamente

    Responder
  27. Jordan Freitas de Moura

    Glória Deus conheça esta obra trabalho toda uma vida digite Jordan Freitas de Moura no Google e confira é gratuito exaltando Jesus através da vida e de um legado coletivo positivo graças a Deus….

    Responder
  28. Jordan Freitas de Moura

    Ícone da Web global
    legadoeternojordanfreitasdemoura.blogspot.com
    https://legadoeternojordanfreitasdemoura.blogspot.com
    legadoeternojordanfreitasdemoura.blogspot.com
    Web29 de nov. de 2022 · Digite Jordan Freitas de Moura no Google e confira. novembro 29, 2022. Ao cumprir sua missão e em 4 ciclos cume da montanha Delinea se uma nova história no mundo O cidadão sendo protagonista lutando contra um sistema opressor e injusto E a sua vitória atribui ao coletivo reforçado por valores universais e cristãs que balizam a vida …

    Responder
  29. Jordan Freitas de Moura

    A esquizofrenia é uma mentira científica assim como a política e a religião a cura é Jesus caminho verdade e vida e ninguém vai ao Pai se não por Ele…

    Escritor aposentado

    Jordan Freitas de Moura

    Responder
  30. Jordan Freitas de Moura

    Esquizofrenia é uma doença social de toda humanidade, pois de medico e louco tem um pouco, durante 30 anos trabalhando com saúde mental ora era louco ora dava conselhos e ensinava novos estagiarios, residentes e técnicos como uma especie de medico, ate Eduardo Marinho que era ateu diz que os loucos abriram caminhos onde os sábios percorreram, experiência pratica de muitas decadas pra glória de Deus, aprendam uma coisa ciência sem fe em Deus é inutill, Espiritualidade sem ciencia poesia filosofia politica fanatismo, precisamos de um equilibrio para nos curar enquanto humanidade a imagem e semelhança de Deus portanto equilibrado, Jordan Freitas de Moura Cume da montanha atemporal graças a Deus…

    Responder
  31. Jordan Freitas de Moura

    Esquizofrenia é a chance do último da casa do Pai ser protagonista pra glória de Cristo muito obrigado Jordan Freitas de Moura cidadão brasileiro escritor…

    Responder
  32. Jordan Freitas de Moura

    Vida na infância difícil PAI ausente muitas vezes, mãe que pensa que é dona do mundo por ser funcionaria pública surtei além disso irmão que me batia muito na infância por pensar que era meu”pai por isso prometi ainda criança que quando fosse adulto ia matar meu irmão e ele nunca me pediu perdão queria ser policial matar uns 50 mil e depois podia me matar graças a Deus surtei e não pude matar meu irmão inconsciente quando tive minha família nova via minha esposa como uma louca que surtava e me chamava de vagabundo junto com minha mãe parei num hospício e os loucos passaram a ser Minha família espiritual toda minha família virou as costas pra mim exceto a louca da minha mãe essa sim doida não diagnosticada mas doida ela diz que sou autista fez poesia pra mim dizendo que sou louco busquei ajuda o psiquiatra me diagnosticou como doido pois fiquei 26 anos clinicando como se fosse na minha “louca” sanidade curar os pacientes tive minha nova família meu pai falecido reencarnou como meu filho, minha esposa lembrava a doida que sempre cuidou de mim e casei então com uma mulher pensando estar num carma existencial sou cristão creio na palavra Deus mas também creio na reencarnação então encontrei na minha cabeça com meu 2o algoz meu irmão reencarnado como meu enteado, minha vingança na minha doida cabeça tinha se efetivado peguei 3 vezes o meu enteado e o oprimi sem razão no meu psiquismo via o meu irmão reencarnado 2 vezes a mesma família e agora eu como Pai Marido e Padrasto praticamente fui péssimo para minha nova antigo carma só contava curar as pessoas pra me curar ajudei por cerca de 30 anos em 2 clínicas psiquiatras e fui me curando sendo prestativo com o próximo mas no fundo queria salvar minha nova velha família Deus perdoe nossa família totalmente doida não posso dizer que meus pais eram maus amava os 2 tanto que os escolhi inconscientemente na nova família que era a mesma com outros papéis essa é minha dor ajudar tanta gente e fracassar com minha família não matei meu irmão percebi que ele era mau porque nossa mãe o oprimiu também um doente causado por uma mãe louca e um pai que aposentou e depois reencarnou como meu filho então Antônio passou a ser Júlio Neide passou a ser Neia minha esposa que me amava mas me culpava por ela também ser Minha mãe reencarnada como esposa um desabafo que me curei tentando consertar o mundo não consegui e passei a clínicar como minha louca mãe que eu via clínicar passar remédios para os outros que a procurava e ela louca clínica sem ser médica sem ir presa isso é crime passei e na minha cabeça passei a admirar a medicina deixei o sonho de ser policial e passei a estudar profundamente psiquiatria e psicologia errei como minha mãe passei a clínicar como ela e eu ajudava as pessoas e me curava fazendo o bem sempre nasci doente por sair de uma família doida e buscar me curar fazendo o bem cometi erros igual meu pai minha mãe e meu irmão e cometi erros também clinicando vou morrer clinicando gratuitamente deveria estar rico ser tão abençoado e tão desgraçado minha vida só mudou quando reencontrei meu saudoso Pai agora como meu Filho hoje a pessoa mais importante da minha vida amo ele o admiro e o amo sou carma e amo a Palavra de Deus e creio que só Jesus cura salva liberta e leva pro céu Jesus me perdoe por tantas barbaridades e por também fiz bem e também pratiquei conscientemente também o mal mas creio por fim em Jesus esse que espero ser salvo com os meus Jordan Freitas de Moura surtei mas posso ter sido doido também mas estou me curando ajudando o próximo e procurando errar menos perdoa Deus a mim minha família e pelos que orei e os que não consegui perdoar segue o juízo acertei errei e vi que era humano tentando acertar…
    Mostrar texto das mensagens anteriores

    Responder
  33. JORDAN FREITAS DE MOURA

    Bom dia

    Digite colocando o cidadão no protagonismo cume da montanha Jordan Freitas de Moura.pdf

    Grato a Deus e todos que indiretamente contribuíram para minha obra Jordan Freitas de Moura

    Responder
  34. JORDAN FREITAS DE MOURA

    O tratamento está assim uma nova geração de técnicos onde os clientes tratam entre si com o fundamento apresentado curando se mutuamente para glória de Deus de igual pra igual revolucionário para a psicologia e política e psquiatria garantido por Jesus governo do mundo ontem hoje sempre…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Leia o livro

Que tal receber nosso conteúdo por e-mail?
Assine a nossa newsletter!