Nesta entrevista, que foi ao ar em 08/08/2012, o psiquiatra Dr. Leonardo Palmeira fala sobre a diferença entre a esquizofrenia e o transtorno bipolar, como a vulnerabilidade ao estresse, determinada geneticamente, desencadeia os surtos e que é possível se recuperar e levar uma vida normal através de um tratamento que englobe medicação, terapia e atendimento à família. Segundo o psiquiatra, um dos pontos de maior conflito está na dificuldade da família compreender que os sintomas negativos são parte da doença e que nem sempre os pacientes conseguem controlá-los. A crítica, cobrança excessiva e pressão emocional aumentam o retraimento e o desânimo que muitos pacientes têm. Uma terceira geração de medicamentos está em fase intermediária para final de pesquisa e pode ser uma realidade para o tratamento dos sintomas negativos e cognitivos dentro de poucos anos.

A psicóloga Sabrina Barroso lança o livro “Vivências em Saúde Mental – Teoria, Práticas e Relatos”, onde reúne histórias de pacientes, familiares e profissionais de saúde sobre as vivências com a saúde mental.

Foi esclarecedor também o debate com a jornalista Leda Nagle que desmistifica o preconceito que muitas pessoas têm acreditando que esquizofrênicos sejam violentos.

Compartilhe: