Blog

Passo a passo para se conseguir o medicamento de alto custo pelo Estado.

por | jan 29, 2013 | 107 Comentários


Apesar de ser um direito autorizado por lei, conseguir medicamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nem sempre é fácil. Quem não tem condições de arcar com remédios e tratamentos pode recorrer à rede pública, mas sabe que poderá enfrentar burocracia, filas e demora. Até porque o governo tem autonomia para negar pedidos que achar inválidos, já que também depende de repasses federais e estaduais. Diante disso, a população pode recorrer de diferentes maneiras até provar que realmente precisa do remédio. A quem e como recorrer? O R7 responde.

Para esclarecer essas questões, consultamos os advogados especialistas em Direito da Saúde, Tiago Matos Farina, diretor jurídico do Instituto Oncoguia e Vinícius de Abreu, representante jurídico da Ong Saúde Legal, que apontam dez passos necessários para conseguir os medicamentos.

Primeiro passo

Apresente o Cartão Nacional de Saúde

Para conseguir um, basta você se dirigir a qualquer posto básico de saúde e apresentar o documento de identidade e comprovante de residência. A carteirinha será feita na hora. Leve também uma cópia simples do documento.

Segundo passo

Apresente uma cópia do documento de identidade

Para todos os efeitos, leve também o exemplar original junto a uma cópia simples.

Terceiro passo

Apresente o laudo médico preenchido

O laudo médico para solicitação, avaliação e autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica geralmente é fornecido e preenchido pelo próprio médico. Caso ele não forneça, peça o formulário em uma unidade de saúde e volte ao consultório para ele preencher.

O laudo detalha aspectos da doença do paciente e do tratamento, de modo a deixar clara a necessidade do uso do medicamento. Nesse relatório, o médico deve mencionar o código da doença na Classificação Internacional de Doenças e indicar seu número de cadastro no Conselho Regional de Medicina, assinar e carimbar o seu nome completo. Leve uma cópia simples junto a original.

Quarto passo

Apresente a receita médica

O laudo médico não exclui a necessidade da apresentação da receita médica, que deve ser anexada junto com os demais documentos. Nela, o médico deve mencionar o nome do remédio com seu princípio ativo e o nome genérico, a quantidade necessária a ser usada por dia, semana ou mês e a indicação de comprimidos, frascos ou refis. A receita é válida somente por 30 dias. Leve uma cópia simples também.

Quinto passo

Apresente uma cópia do comprovante de residência

É mais seguro levar a unidade de saúde o exemplar original junto a uma cópia simples.

Sexto passo

Vá a uma das unidades responsáveis pelos remédios de alto-custo

Informe-se na unidade de saúde onde você passou por consulta ou onde pegou o laudo médico sobre esse espaço. Somente neles você poderá fazer o pedido administrativo do remédio. Essas unidades funcionam geralmente de segunda a sexta-feira das 7h às 17h30 e aos sábados das 7h às 10h. Lá, apresente a lista de documentos listados abaixo.

Sétimo passo

Peça cópia do protocolo do pedido

Ao fazer o pedido, peça uma cópia do protocolo. Isso fará toda a diferença se você não receber o medicamento. Para poder ingressar com uma ação judicial, você vai precisar do documento que comprova que houve solicitação. Feito isso, o funcionário que pegou os documentos vai iniciar um procedimento administrativo para obtenção do medicamento. Por meio de um telegrama, você saberá quando e onde – geralmente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa – o remédio vai estar disponível. No entanto, não há prazos regulares, podendo ser entregue na hora, em dias ou em até três meses (em casos extremos).

Oitavo passo

Fazer um requerimento administrativo

Nem sempre os pedidos são aceitos, mesmo casos considerados urgentes. Quando isso acontece, o paciente pode entrar com um requerimento administrativo na Secretaria de Saúde de seu estado ou com uma ação na Justiça. O procedimento é simples: o paciente escreve uma carta informando ter determinada doença para qual o médico lhe receitou o medicamento. O pedido médico deve estar anexado ao documento.

É possível partir para uma ação judicial tão logo ocorra à negativa, mas, segundo os advogados, vale fazer o requerimento primeiro porque, além de não haver necessidade de um advogado para isso – qualquer pessoa pode fazer – o juiz pode não dar ganho de causa justamente por achar que o paciente “queimou etapas”, explica Farina.

– Muitas vezes o juiz não dá ganho de causa ao paciente alegando que não entrou anteriormente com o pedido administrativo. Se o paciente não receber o medicamento em até 15 dias, pode entrar com medida judicial.

Nono passo

Procure um Juizado Especial da Fazenda Pública

Qualquer pessoa pode ingressar com ações nos Juizados de forma gratuita e sem a necessidade de contratar advogado. Mas isso só é possível desde que o custo do medicamento seja de no máximo 60 salários mínimos, num período de 12 meses. Em alguns estados brasileiros, os Juizados Especiais ainda não estão em pleno funcionamento. Por isso, vale checar se já há um juizado no seu Estado de origem.

Os Juizados Especiais da Fazenda Pública foram criados para julgar causas contra Estados, Distrito Federal e Municípios, ou seja, é por essa via que uma pessoa comum pode processar o governo. Portanto, cabe a esses juizados apreciarem ações de fornecimento de medicamentos, disponibilidade de vagas em leitos de hospitais e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), além de realização de exames e cirurgias.

Décimo passo

Procure a Defensoria Pública

Os defensores públicos são advogados que prestam serviços gratuitos de orientação jurídica e de defesa para quem não pode pagar um advogado. Via de regra, o defensor público atende pessoas que têm renda familiar de até três salários mínimos. É indicado para casos de urgência. Ao entrar em contato com um, mostre os mesmos documentos que foram entregues na unidade de saúde junto à cópia do protocolo. Ela é a prova de que houve a solicitação para contestar a negativa.

Fonte R7

Compartilhe:

107 Comentários

  1. maria

    ola dr leonardo bom dia gostaria de fazer uma pergunta a pessoa com esquisofrenia tomando antpsicoticos pode tomar vitamina d traz algum beneficio ou ela corta o efeitos do medicamento muito obrigada um abraço

    Responder
  2. joana

    joana,
    boa noite dr leonardo, conheci uma pessoa com esquizofrenia, corro algum risco num relacionamento, tem chance de dar certo ou devo abandona-lo.

    essa resposta é muito inportante para mim.
    boa noite e obrigado

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Joana, isso eu não tenho como responder, não acho que a doença seja motivo para dar certo ou não, mas a pessoa que está por trás da doença. Existem pacientes que se tratam e vivem uma vida normal, inclusive do ponto de vista afetivo, leia os depoimentos no site e participe da comunidade do portal que você verá inúmeros exemplos disso. Conheça melhor seu parceiro, no tocante ao transtorno, leia mais e aprenda sobre a doença, até para que possa ajudá-lo a superar seus obstáculos e a ter uma vida melhor. Boa sorte e um abraço!

      Responder
      • Rosi Soares

        Boa noite Dr. Leonardo!
        Minha mãe tem escrizofenia simples, ela tem históricos de internações na emergência de hospitais psiquiátricos . Liguei para um em que ela foi internada por uma semana , e não acharam o laudo dela porque ela não sabe precisamente quando foi internada.
        Minha irmã disse que tinha o laudo e no laudo estava escrito que ela sofria de escrizofenia e bipolaridade do tipo I e II.
        Estou tentando ajudá-la, porém, ela não acredita e nem aceita que é está doente, está resistente ao medicamento.
        Será que eu consigo a medicação injetavel pelo SUS ?
        Por favor me dar uma luz , estou desesperada.

        Responder
        • Editor do Portal

          Rosi, existem antipsicóticos injetáveis pelo SUS, como o decanato de haloperidol. Recomendo procurar um CAPS para lhe orientar melhor.

          Responder
      • Elisângela Gomes

        Boa noite tenho uma filha de 2 anos autista o posto renega da o rispiridona por causa da idade eu não tenho condições pois estou sem trabalhar oque eu faço 😪

        Responder
        • Francine

          tbm passo por isso o medico receita o posto nega.
          agora me receitaram aristab, mas ja vi q esse remedio o sus nao fornece em minha cidade ele custa 180$ caro para mim q sou dona de casa…

          Responder
    • Eugenio Santana

      Como é possível receber gratuitamente o remédio invega. Paciente com epilepsia e esquizofrenia?

      Responder
  3. rute

    ola dr poderia me responder uma duvida qual a relaçao vitamina e esquisofrenia aguardo sua resposta abraços

    Responder
  4. karin

    Bom dia, tenho uma pessoa na minha família com essa doença, faz pouco tempo que descobrimos e com isso não são todos familiares que acredita.
    Muitos acredita que seja falta de caráter, preguiça, uso de drogas.
    Depois de varias crises, vários acontecimentos, a família não quer mas saber, hoje ele esta internado em uma clinica no Ipiranga, mas não tem visitas de familiares e nem amigos.
    quero muito ajuda-lo e mostra pra FAMILIA que existe essa doença, mas não sei como agir.
    Gostaria de uma resposta de como agir com URGENCIA?

    Ele foi criado com meus avós, a Mãe dele abandonou ele ainda recém nascido, e o Pai fez uma outra família.

    Responder
  5. Flávio Gomes

    Tomo Haldol 5mg e Amplictil 25 mg e apresento manias{roer unhas e outras),diminuição na concentração e memória e penso em cometer suicídio,peço informações se tomando um medicamento de segunda geração estes sintomas podem desaparecer?Qual medicamento pode ser usado no meu caso?
    Apresento um quadro de esquizofrênia paranóide.

    Responder
  6. Ivo Alves

    Bom dia, a minha esposa vai ter que tomar a imunoglobulina anti RH aos 7 meses de gestação, pois ela possui fator RH Negativo e eu Positivo, estamos realizando as consultas pelo plano de saude Unimed. Gostaria de saber se o Plano fornece esse medicamento, ou se teremos que recorrer ao Alto Custo, pois ele consta na lista dos medicamentos fornecidos. Se tivermos que recorrer ao Alto Custo, gostaria de saber se o próprio médico que estamos sendo atendidos pelo Plano de Saude pode preencher a solicitação, ou se tem que obrigatóriamente ser feito por algum médico do SUS.
    Por favor, preciso saber a resposta com urgencia, pois é muito caro e não podemos comprar.
    Obrigado!!!

    Responder
    • Leonardo Palmeira

      Ivo, normalmente o médico particular também pode fazer o pedido, ele precisa emitir um laudo e preencher a guia LME que pode ser baixada pela internet. Em nosso site você encontra mais informações em Medicamentos no SUS. Boa sorte!

      Responder
  7. Suely Pereira

    Boa tarde!

    Tenho uma irmã com 29 anos, tem Síndrome de Down e desde o ano passado está tendo crise psicótica, está sendo acompanha por um psiquiatra e psicólogo, já usou vários remédios, foi encaminhada para o neurologista, fez ressonância magnética e não deu nada.. mas não estamos vendo melhoras. ela tem alucinações e nas crises fica se tremendo toda… não sabemos mais o que fazer, estamos entrando em desespero. Por favor nos ajude!!!!

    Responder
    • Gildenice Souza

      Suely, viramina B12 baixa causa alucinação entre outros psicoticos. Fazer exames para suplementar com METILCOBALAMINA sub lingual por ter a melhor biopisponibilidade.

      Responder
  8. leo

    parabéns doutor Leonardo o site e o blog tem me tirado muitas duvidas,essa dica de como conseguir medicamento alto custo pelo sus é muito boa.
    obrigado pelos esclarecimentos.parabéns pelo blog e site.

    Responder
  9. Ludimila de Souza Cruz

    Bom dia, meu enteado mora conosco aqui no Brasil, mas é francês e precisa tomar Invega Sustenna, posso proceder do mesmo jeito?

    Responder
  10. Claudia Candida de Melo

    Olá…Doutor me orienta por favor…Meu irmão foi internado,na verdade ele nem precisava disso o medico interpretou errado em fim ficou quase dois meses…e o laudo de esquisofrenia paranoica,que e raro a internação de um paciente com essa doença,(lee sobre isso não sei se estou errada.)em fim ele se isola do mundo ,já teve algumas alucinação ,hoje não tem mais passou por umas crises em familia na qual meu pai batia muito na minha mãe.Então começou a se trancar não sair mais de casa,não falar com ninguém,sempre no mundo dele.e nesse episódio da internação foi porque ele pegou um cabo de vassoura e colocou um monte de prego na ponta,então meu pai se sentiu ameaçado,e chamou o Samu e foi aquela situação,policia,bombeiro parecia que ele era o pior…estava no sofá sentado tranquilo e levaram ele,eu fui junto uma médica psiquiatra do plantão decidiu enternar,como se o paciente não estava com crise,nada…e isso foi se arrastando até ele ser transferido p uma Clinica mental São João de Deus em Pirituba.isso tudo durou quase dois meses.,e ele entrou sem saber qual era o grau dele e veio equisofrenia paranoica,ele teve alta mas ninguém avisou a familia,mas as visitas era todos finais de semana…passei o caso para Ubs eles fizeram uma visita a ele e nós disse que lá não era o lugar para ele ficar…no outro dia fui retira-lo de lá mas sem um laudo,sem medicação..E minha queixa e que os remédios fizeram muito mal a ele,ele é outra pessoa literalmente ficou lesado bobo….desde a alta dele ele não para de andar o tempo todo,a madrugada toda e quando para se treme todinho então ele acha que andando para……O que eu faço p esses remédios sair do corpo dele se é o certo….o que Faço…mandaram ele fazer tratamento no caps mas lá também são pacientes com um grau de loucura de verdade e ele não é assim…Naaaaão sei o que faço…ele presciza de ajuda essa internação acabou com meu irmão (Cláudinei Candido de Melo)obrigado Doutor me rsp por favor….

    Responder
  11. Claudia Candida de Melo

    cotinuando o email Dr.o meu irmão Cláudinei tem 30 anos e foi a primeira internação dele e das vezes que levei ele algum psiquiatra ele me dizia se eu amasse realmente meu irmão não internasse ele,e que precizava de ajuda pscologica e mais de muito amor da familia e isso ele nunca teve estou nessa luta p ter meu irmã bem porque amo ele.

    Responder
  12. Mariah sotnas

    Doutor,
    Peço me enviar a resposta pelo e-mail, por gentileza
    Fiz um pedido de medicamentos para meu filho, na Farmácia de Minas. Levei toda documentação, como relatório médico,receita, comprovante de endereço. O rapaz que me atendeu consultou e me disse que não fornecem aqueles remédios. Ele disse que vai me dar uma “NEGATIVA”.Lendo as suas instruçoes do Passo a Passo, vi que para entrar com outro pedido (administrativo) só vamos conseguir se o remédio custar 60 mil em 12 meses.
    Não entendi muito bem. Um dos remédios do meu filho custa R$300,00 (é o Venvanse), os outros ficammais ou menos em 200,00 por mês (é a venlafaxina e o Risperidona). Meu filho atualmente tem um salário de R$520,00.
    O senhor acha que devo continuar buscando essa medicação gratuita para ele? Será que existe a possibilidade de ele conseguir?
    Agradeço imensamente a sua atenção e aguardo sua resposta. Mariah Sotnas

    Responder
    • Giselle Alves

      Olá!
      Boa tarde Mariah!
      como está?
      Então, li seu texto e resolvi compartilhar contigo minha experiência afim de orienta-la. Faço uso da medicação VENVANSE 70 mg há cerca de 4 anos. Inicialmente eu comprava o mesmo (moro no interior do estado de Goiás e pagava em média por essa medicação R$500 reais mensalmente)
      Por orientação do próprio médico entrei com uma ação judicial, pelo órgão do “Ministério Público ” aqui mesmo em minha cidade. Após quase 2 anos de espera, graças à Deus, me foi concedido o direito de receber o VENVANSE 70 mg gratuitamente pelo órgão Juarez Barbosa, sediada na cidade de Goiânia-go. Esse órgão tem como único objetivo dispensar (dar gratuitamente) medicamentos de alto custo.
      Procure o ministério Público, com documentação que o próprio médico preenche, e inicie uma ação judicial ou processo para conseguir tais medicamentos. Na verdade, é até bem simples, sem muita burocracia.
      Espero ter lhe ajudado com meu depoimento
      Boa sorte!
      abraços

      Responder
  13. ALANA

    Boa tarde,
    Sou gestante e ja tive trombose, minha gestação é de risco pois tenho alteração genetica e sendo assim tenho grande chance de aborto e de ter trombose durante a gestação.
    consulto com o um vascular que me receitou tomar anticoagulante durante a gravidez porem esses medicamentos não tem pelo sus, o custa da injeção que eu preciso tomar é de 40 reais sendo que tenho que tomar uma por dia.
    Não tenho condições de comprar essas injeções, entrei com pedido na secretaria de saúde mas eles negaram, por não terem esse medicamento.
    O que devo fazer?
    Se eu entrar na justiça, quanto tempo eles podem demorar pra aprovar?
    Obrigado.

    Responder
  14. Rosangela - 27 de março de 2015

    boa noite,
    preciso tomar a injecao zoladex 10.8 como faco para ganhar na farmacia do sus

    Responder
  15. Rosangela - 27 de março de 2015

    boa noite,
    como faço para ganhar pela farmacia de alto custo a injecao zoladex 10.8 para endomedriose

    Responder
  16. luiz antonio grabner

    boa tarde
    preciso tomar 10 aplicaão do medicamento avstim este medicamento custa 1.500.00 cada . sou aposentado dos correios eo plano de saude postal saude se recusa em pagar. o que posso fazer .
    obrigado grabner

    Responder
    • Editor do Portal

      Procure a defensoria pública de seu estado.

      Responder
  17. igor

    Boa Noite , sei que é sobre outro medicamento assunto, mais estou tomando Roacutan, faz dois meses e pego pela farmácia alto custo gratuitamente, porém agora fui pegar nova caixa, não tem medicamento faz já 10 dias que estou sem alegam que e problema com fornecedo, r tem alguma forma de fazer acelerar essa entrega? posso perde resultado do
    tratamento e ter que recomeça.

    Responder
    • Editor do Portal

      Igor, você precisa se informar com seu médico.

      Responder
  18. Jucilea

    Olá Doutor tomo Amato gostaria de saber como proceder para conseguir na rede pública desde já agradeço.

    Responder
  19. Ruan

    Doutor, à dois meses a farmácia do estado não fornece meu medicamento, o mês passado recebi uma doação da empresa que eu trabalho pois não poderia ficar sem o medicamento. A distribuição do remédio não foi normalizado e já faz 60 dias que o mesmo não é entregue. O que devo fazer? Quanto tempo uma situação dessa demora pra ser resolvida judicialmente?

    Responder
    • Editor do Portal

      Ruan, impossível dizer, pois em cada caso a demora é variada, pode ser por indisponibilidade do medicamento na farmácia do Estado ou Município, por demora da justiça. O ideal seria consultar seu advogado ou o defensor público.

      Responder
  20. Mariana

    Levei minha filha ao médico pq ela tomou uma vacina mal aplicada e ele veio passar Ibuprofeno e remédiod de verme para uma criança de 4meses aonde a perninha dela inchou e causou ferida e febre muito alta,a vacina foi aplicada acima do normal,o que devo fazer?!

    Responder
    • Editor do Portal

      Mariana, precisa leva-lo ao médico, pode ter sido uma infecção no local da injeção ou reação da vacina.

      Responder
  21. luciana

    Oi,,tenho duvida,vou precisar do depakene pra tratamento e qro buscar no posto, e quando acacar o medicamento em casa tenho sempre q pegar a receita no hospital toda vez?

    Responder
    • Editor do Portal

      Luciana, normalmente a medicação é dispensada mensalmente. Há casos em que pode ser a cada 3 meses. Sugiro se informar na Secretaria de Saúde de seu município.

      Responder
  22. Silvia Aparecida Barbieri

    Bom dia Dr Leonardo: Preciso de um conselho :Tenho trombose venosa profunda de fator V cinco, desde o começo do tratamento faço o uso de Xarelto de 20mg! Só que esse medicamento não tem na unidade de saúde.Fiz um pedido a secretaria da saúde levei um formulário preenchido e assinado pelo médico
    tudo certinho. Só que esperei 60 dias para obter a resposta, de que Xarelto não esta disponível e o que esta disponivel para esta doença é a Varfarina .
    Mas eu não estou fazendo uso da Varfarina porque esse medicamento requer controle de sangue a cada 15 dias, E eu tenho um problema serio em colher sangue. Por esse motivo eu optei em fazer o uso do Xarelto, mas ele é um medicamento de alto custo para mim e mais que tenho que usar daflon ou Venalot pra circulação. Pois não tenho condições de comprar esses remédios todo mês. O que eu devo fazer? Eu tenho o protocolo de que eu enviei a solicitação do medicamento.Será que eu devo consultar um advogado? POR FAVOR SE POSSIVEL deixe a sua resposta aqui para mim . desde ja muito obrigada.

    Responder
    • Editor do Portal

      Silvia, você pode consultar um advogado ou a defensoria pública do seu estado.

      Responder
    • walquiria

      boa tarde!

      Estou no mesmo caso e nao sei o que fazer, extremamente desanimada, pois meu uso é por tempo indeterminado, já que meu caso é genético. Alguém já obteve sucesso, conseguiu sem custo?

      Responder
  23. Veronica

    Injeção zoladex

    Responder
  24. Edirle Soares

    Bom me chamo Edirle sou mãe de uma criança de quatro anos nasceu com um problema no intestino ele faz tratamento no hospital Alberto Sabin. No começo tudo bem mas agora meu filho foi diaquinosticado com a doença de chron precisa tomar medicamentos mas dês de Janeiro que não vai pro hospital ele toma azatioprina e prednisona mesalazina a moça que trabalha lá dis que não sabe quando vai chegar meu filho está tomando pq ele recebê doação de pessoas que tem o mesmo problema dele é não sei mas oque eu vou fazer

    Responder
  25. Ana Kelly

    Bom dia, acima foi esclarecido como fazer para obter medicamentos do componente especializado e para medicamentos manipulados, como podemos proceder?

    Responder
    • Editor do Portal

      Ana, medicamentos manipulados não são fornecidos pelo Estado. É necessário ver pelo princípio ativo qual o medicamento correspondente disponível nas farmácias, geralmente o princípio ativo do medicamento manipulado pode ser encontrado em farmácias.

      Responder
  26. MARIA DE FATIMA ARAUJO

    preciso comprar meus remedios meu e da minha irma e naõ posso naõ quero só os remedio meu tel-73 988 xxxx 76

    Responder
  27. Andreia seixas silva teixeira

    bom dia , gostaria de saber se consigo leite se soja pelo sus , pois eu tenho uma filha de 1 ano e 7 meses que não pode consumir leite de vaca nem lactose , ja tenho formulario preenchido , receita ,e relatorio , só que são pelos medicos de convenio , e fui informada que posso não conseguir por eu terconvenio acontece que os leites são caros e não tenho condições de comprar e fiz convenio pois consulta d epediatra é muito dificil obrigada Andreia

    Responder
    • Editor do Portal

      Andreia, talvez você possa se informar melhor na defensoria de seu Estado.

      Responder
  28. Jonathan

    Boa noite Dr.

    Como suspender o uso do medicamento, não irei precisar tomar o medicamento, o que devo fazer para suspender o recebimento do medicamento. Att

    Responder
  29. Andréia

    Boa noite, gostaria de saber se é possível conseguir pelo Sus vitaminas como o materna , neutrofer 300mg, venlafaxina(Alenthus xr ou venlift),Depakote ER.
    Fiz redução de estomago a alguns meses estou desempregada, tenho a necessidade de tomar as vitaminas, bem como o Depakote Er para enxaqueca cronica refrataria, e o psiquiatra receitou venlafaxina recentemente, pois por um bom tempo fui tratada por compulsão alimentar antes da cirurgia , agora constatou-se que é ansiedade e que esse pode ser o fator que desencadeia as crises de enxaqueca entre outros sintomas.

    Responder
  30. Regianni

    Bom dia, tenho Dolicolon no intestino, preciso fazer o uso de PEG 4000 continuo, tem como conseguir pelo SUS.Obrigado.

    Responder
  31. Dineia

    Meu irmão tem epilepsia, toma remédio conttolado é mto caro o remédio q ele toma e se ele não tmar tem crise mto forte, chega a peeder os sentidos. Gostaria de saber como proceder p ele ter remédio gratuito. Obg!

    Responder
  32. elias tomas de andrade

    ola doutor preciso que me responda rapido … todo medico e obrigado a fornecer na recita o nome do remedio mesmo que nao for ser conprado onde ele indicou? o meu medico dis que nao da nota fiscal porque nao tem enpresa e a prefeitura ia me ajudar mas preciso da nota fiscal o que faço?

    Responder
    • Editor do Portal

      Elias, não compreendi sua pergunta. O médico prescreve o medicamento na receita e o paciente ou familiar compra na farmácia. A nota fiscal que o médico fornece é relativa à consulta quando esta é paga. Não entendi a relação da nota com a medicação.

      Responder
  33. Ruan

    Tenho o beneficio porém estou desempregado e gostaria de abrir uma Inscrição de Microempreendedor individual ou montar uma sociedade empresarial.
    Caso o meu nome esteja vinculado a alguma personalidade jurídica fará com que eu perca o beneficio?

    Responder
  34. Fabiana Silva

    Boa noite Doutor!
    Tenho que ser paciente do Sus para conseguir medicação de alto custo? Tenho distonia cervical e faço uso de toxina botulínica (mais conhecida como botox) de quatro em quatro meses…É uma medicação muito cara..e sei que o Sus fornece… Também tenho o direito de receber não é? Mesmo sendo paciente de medico particular? Como devo proceder?

    Responder
    • Editor do Portal

      Fabiana, sim, todos tem direito pela Constituição Federal à medicação de alto custo. Você deve se informar junto ao serviço que se trata e seguir o passo-a-passo que descrevemos no artigo.

      Responder
  35. THAIS FARIAS

    Olá Doutor tomava a insulina NPH E REGULAR porém estava tendo muita hipoglicemia ai a dr mudou para glaudina(lantus) e apridra fiz todo o procedimento para conseguir pelo o estado e foi negado dizendo que eu poderia continuar com a que ja usava se a medica passou é pq será melhor para mim, gostaria de saber como proceder para conseguir na rede pública desde já agradeço.

    Responder
    • Editor do Portal

      Thais, você precisa se orientar no serviço no qual ele se trata e seguir o passo-a-passo que indicamos no artigo.

      Responder
  36. jamires

    oie dr. sou jamires tenho 15 anos tenho 1,40 de altura entaõ atraves de farios e farios isames o meu medico iformo que estou com deficiencia no hormonio GH e baixa estatura que preciso o quanto antes iniciar um tratamento pra o hormonio com uma medicaçaõ (somatropina) só que essa medicaçaõ e de alto custo e naõ temos codiçaõ pra compra esse medicamento entaõ tou com uma duvida tenho medo de tenta corer atraz desse medicamento e o estado naõ aprova da sua parte oque vc acha ? vc acha que ele aprova esse caso ? ou naõ ?

    Responder
    • Editor do Portal

      Jamires, se houver um laudo medico atestando a necessidade do medicamento, é dever constitucional do Estado fornece-lo a todos os cidadãos que necessitarem.

      Responder
  37. DHAYANE

    Boa tarde
    Gostaria de saber como faço um requerimento a mão para solicitar 3 vacinas para meu filho que não tem nas UBS, pq a DRS15 me informou que tenho q levar isso junto com as documentações

    Responder
    • Editor do Portal

      Não temos essa informação para lhe passar.

      Responder
  38. Renata Moraes

    Bom dia. Fiz o pedido de Zoladex 10.8 no SUS no RJ desde do dia 07/12/2016 e até agora este medicamento em falta. Como proceder? Tenho uma cirurgia em março de 2017 e dependo deste medicamento. Me ajude.

    Responder
    • Editor do Portal

      Renata, conforme orienta o artigo, você deve procurar a Defensoria Pública do Estado, que possui um setor que cuida dos litígios da saúde, como a falta de medicamentos. Leve um laudo do seu médico que justifique a urgência da medicação.

      Responder
  39. Michelle Eulálio Fujita Tsuchikiri

    Eu entrei com a solicitação junto a farmacia de alto custo para a medicação do meu filho ….foram 2 processos montados pela clinica de reabilitação dele…ele tem autismo…com um laudo da neurologista dizendo ja tendo testado todas as medicaçoes possiveis e a unica que teve resposta foi o aripiprazol…porém foi negado via carta nas duas vezes que foi mandado…. o passo seguinte a clinica montou um processo que eu levei na defensoria publica com as 2 primeiras negativas e a neurologista afirmando que nenhuma outra medicação teve resposta…foi negado novamente e agora a clinica disse que em ultima instancia seria o tribunal especial…a medica me disse que preciso do formulario para que ela possa preencher esse formulario so obtenho pessoalmente ou pela internet posso imprimir? E tbm segundo ela agora eu estou entrando com um processo contra o estado nesse caso cabe algum processo por danos? Pq nesse tempo que ele ficou sem medicação houve uma piora imensa no quadro dele e ele regrediu muito tanto nas terapias quanto na escolinha….tirando a agressao e auto mutilação dele mesmo e agressões a familiares…to meio perdida oque faço?

    Responder
    • Editor do Portal

      Michelle, estranho, pois normalmente essas causas não são negadas pelo Juiz, informe-se junto à Defensoria Pública se ficou faltando algum documento. Além dos laudos comprovando a necessidade da medicação, precisa haver a negativa do Estado e do Município em fornecer o medicamento. Pode ter havido alguma defesa do Estado que não foi respondida pelo defensor (o que em geral requer ajuda do médico que assiste o paciente). Quanto ao formulário, geralmente não são necessários formulários para ingressar na Justiça, exceto aquele fornecido pela defensoria pessoalmente ao familiar (isso ocorre com a defensoria do Rio de Janeiro, p.ex., mas pode não ocorrer com todas as defensorias).

      Responder
  40. Ana

    Como proceder quando o juiz federal autoriza a liberação da medicação e o ministério da saúde / TCU não libera?
    No caso trata-se do canabidiol, pois o remédio é de alto-custo.
    sabemos que já se encontra um lote dessa medicação no Brasil, porém não conseguimos ter acesso, enquanto isso meu primo que é especial sofre de muitas convunção , chega a ter 4 a 5 por dia.
    Por favor, nos ajude!!!

    Responder
    • Editor do Portal

      A Justiça é soberana e decide acima do Ministério da Saúde, portanto, creio que você deva retornar à Justiça com a negativa do Ministério da Saúde, para o Juíz decidir.

      Responder
  41. Moniwue

    Olá !
    Boa tarde!
    Gostaria de saber os documentos necessários pra reembolso do medicamento p

    Responder
  42. graziela

    meu pai esta com uma açao via ministerio publico desde janeiro de 2017 e ate agora nada,ja foi negado duas vezes ele precisa urgentemente da nedicação,o laudo medico comprova o não uso da medicação gera risco de morte,onde mais devemos recorrer,o que mais podemos fazer??precisamos de ajuda!!!!!

    Responder
    • Editor do Portal

      Graziela, somente recorrendo com novos laudos ou solicitando ao juiz um perito para avaliar a situação.

      Responder
  43. Geovana maria dos santos martins

    Olá, minha irmã precisa de um medicamento de alto custo com urgencia. Já faz dois meses que ela deu entrada no processo e aguarda e acompanha o processo pela internet. Todas as vezes que ela consulta o processo, ele está em cima da mesa do promotor. A medica disse que a vida dela depende desse medicamento se não vai vir a óbito. Voces sabem porque o processo é tao demorado e se a gente pode fazer alguma coisa para acelerar o processo. Me responde por favor. Obrigada

    Responder
    • Editor do Portal

      Geovana, neste caso tem que procurar o plantão judiciário, pois envolve risco de morte. Você deve levar um laudo médico que explicite esse risco.

      Responder
  44. Sandra Lima

    Meu filho e paraplégico e tem várias escaras no corpo a 6 anos. E faz 2 anos que o posto não fornece o material de curativo. E quando fornecia era quase nada. Estou desempregada e ele paga aluguel e vive de doações.

    Responder
  45. Rosemeire Santos martins

    Já fiz tdo isso na farmácia de alto custo aqui de Sorocaba, meu filho pegou por 1 ano e depois pararam de fornecer o Aripiprazol para ele. Entrei com processo e o juiz deu parecer favorável pro meu filho, mas até agora não peguei o remédio, a prefeitura alega que está em fase de licitação, mas já faz mais de 3 meses. O que posso fazer agora?? Meu filho precisa do remédio.

    Responder
    • Editor do Portal

      Rosemeire, precisa ir ao Fórum e falar com o Juiz. Normalmente nesses casos o Juiz penhora a verba do Estado ou da Prefeitura para a compra dos remédio. Você recebe o valor, compra o medicamento na farmácia e presta contas com a nota fiscal.

      Responder
  46. Natalia

    Meu pai tem insuficiência cardíaca grave é tem que tomar um medicamento lançado esse ano que custa R$ 310,00, ele é aposentado e não recebe muito . Meu pai paga plano de saúde mas ele pode abrir processo para receber esse medicamento?

    Responder
    • Editor do Portal

      Natália, na falta do medicamento pelo Estado ou Município, ele deve procurar a Defensoria Pública.

      Responder
  47. Wilson

    Dr., boa noite! Eu faço uso de dois antipsicóticos: quetiapina e clozapina. No Estado onde eu moro, eles só liberam um antipsicóticos, porque segundo eles, o protocolo para esquizofrenia é de monoterapia. Eles falam e tem lá no protocolo que não existe evidencias científicas de que o uso combinado de dois antipsicóticos seja mais eficiente. O que eu gostaria de saber do senhor é se do ponto de vista dos psiquiatras, dos estudos que os senhores tem em mãos, esse argumento do Estado está correto? Ou não? Se não for verdade e existe a possibilidade de combinação, posso solicitar os dois e depois tentar via administrativa e se for o caso levar pra justiça? No momento só recebo um. O outro eu consigo com vaquinha aqui e ali. Obrigado.

    Responder
    • Editor do Portal

      Wilson, sim, este argumento é correto. A maioria dos estudos considera a monoterapia com antipsicótico como o tratamento mais adequado. Algumas exceções podem ocorrer. Por exemplo, quando o paciente é refratário ao tratamento com clozapina, uma das estratégias é associar um segundo antipsicótico, não sei se este seria o seu caso

      Responder
  48. KELLY CHICRALA MATOS

    Olá, o governo é obrigado a fornecer medicação para tratamento preventivo se o paciente tiver um laudo médico?

    Responder
    • Editor do Portal

      Kelly, sim, pois está na Constituição que é dever do Estado fornecer a assistência à saúde, e isso inclui medicamentos.

      Responder
  49. Erika Medeiros Ramos

    Boa tarde!
    O medicamento Xarelto era disponibilizado pelo SUS anteriormente e pararam de disponibilizar alegando ter outro medicamento similar. Como conseguir uma liminar judicial para que disponibilizem o xarelto?

    Responder
    • Editor do Portal

      Erika, precisa seguir este passo-a-passo e ir na defensoria pública ou contratar um advogado.

      Responder
  50. Wilson

    Dr. Leonardo, Wilson tem Esquizofrenia – Refratária. Depois de vários testes com uso de vários antpsicóticos, o que houve melhor resultado foi a combinação de Clozapina 100MG (5 comprimidos/dia) associado a Quetiapina 200MG (1 comprimido/dia). No entanto, o médico não tentou dose maior de Clozapina (para ver como ele responderia sem associação com o Quetiapina). Para este caso, o Dr. acredita termos chance de entrar com processo administrativo e, se não der certo, Judicial, para conseguir esses dois pelo SUS- Estado, já que ele só recebe um (Clozapina)? Verdade que o Halldol Decanoato com Fernagan é mais eficaz na Refratariedade quando o Clozapina não resolve? Grato, Dr. e parabéns pelo seu trabalho. Deus o abençoe!

    Responder
  51. Xenia Rabelo

    Boa noite.
    Meu advogado entrou na justiça com pedido do medicamento xolair contra meu plano de saúde. O juiz deferiu e mandou intimação para o plano de saúde custear o medicamento. Nesse caso, o plano pode negar é recorrer da decisão? Ou já irei receber a medicação?

    Responder
    • Editor do Portal

      Xenia, se o juiz deu a tutela antecipada, você começa a receber de imediato até o julgamento do mérito.

      Responder
  52. Cristiane Batista

    Tenho asma grave de difícil controle. Faço uso de diversos medicamento que ao longo do tempo de uso podem me causar diabetes, pressão alta, ganho de peso expressivo, depressão grave e transtorno do pânico que infelizmente já convivo hoje com esses dois últimos. Fiz o pedido junto ao meu plano de saúde para custear o medicamento prescrito pelo meu pneumologista, tal medicamento é específico para portadores de asma grave, mas o plano de saúde se negou alegando que o medicamento não está no rol dos estabelecidos pela ANS. O que devo fazer pra conseguir esse medicamento, uma vez que já tive que ser readaptada da minha função no trabalho por não consegui-la mais realizar como deveria e tendo que faltar constantemente ao trabalho devido não só a asma mas por conta das doenças derivadas de todo quadro.

    Responder
    • Editor do Portal

      Cristiane, procure uma agência da ANS e protocole uma queixa com a negativa de seu plano de saúde, eles saberão lhe orientar. Segue o site da ANS: http://ans.gov.br

      Responder
  53. Cristiane Batista

    Desculpe, pois não observei que o site tratava apenas sobre doenças mentais, não que eu esteja fora desse grupo. Mesmo assim, obrigada pela orientação à todos aqueles que a necessitam num momento de tanta luta por mais qualidade de vida!

    Responder
  54. Franciele

    Oi alguém pode me informa eu tenho uma trombose meu médico do comvenio prescreveu o xarelton pos a trombose e profunda prescreveu de uso contínuo porém estou sem condições de compra como faço para consegui o remedio pelo sus gratuito pos e caro essa medicação

    Responder
  55. Denise Ferreira

    Minha mãe 78 anos, usa medicamento Xarelto, conseguiu uma liminar para adquirir na farmácia de alto custo, porém nas farmácias informadas não tem o remédio . O que devo fazer?

    Responder
    • Editor do Portal

      Denise, se você tem uma liminar e não foi atendida pelo governo, precisa retornar ao judiciário para ter seu direito garantido.

      Responder
      • Marli de Oliveira Pedro

        gostaria de saber como faço para conseguir esta liminar para minha mae

        Responder
  56. FABIANA LOURDES MODESTO DE ANDRADE

    Boa noite , meu pai toma Xarelto ele não tem farmácia alto custo. Custa muito caro eu posso entra com processo.

    Responder
  57. Marlizete caldeira

    Boa tarde Dr Leonardo preciso tirar uma dúvida minha mãe toma o remédio eliquis apixabana, E está ficando muito caro par ela, gostaria de saber se tem como entrar entrsr pelo SUS.Se estiver como mas gostaria de tentar porque ela e aposentada e ganha pouco.Ela paga 300,00 .Por mês.se o senhor pude me responder agradeço.Obrigada.

    Responder
    • Editor do Portal

      Marlizete, existem duas formas, uma é procurar a Defensoria Pública da sua cidade e a outra contratar um advogado, como trata este artigo.

      Responder
  58. Nara Macedo

    Boa noite Dr. Tenho muita ansiedade , quase ñ posso dormir , dores de cabeça ao amanhecer, sou muito preocupada com qualquer coisa , já tentei de tudo pra evitar preocupação, mas ñ sai da minha cabeça e isso basta pra me sentir mal.
    Por favor me dê uma dica de qual remédio tomar no meu e- mail…obrigada

    Responder
  59. Lucia HC

    Olá Doutor.
    Meu esposo foi dignosticado com miopatia mitocondrial e faz uso continuo de riboflavina, co enzima q 10 e l-carnitina(todos manipuldos). Devido a doença e seus sintomas ele não ta podendo trabalhar. Para nossa surpresa a Co enzima (que ja era cara, em torno de 300 reais o tratamento para 30 dias) simplesmente dobrou de preço, imviabilizando totalmente a continuação do tratamento. A minha duvida: é possivel conseguir medicamentos manipulados caso eu siga o passo a passo para conseguir medicamentos de alto custo? Ou

    Responder
    • Editor do Portal

      Lucia, acredito que seja mais difícil do que medicamentos de laboratórios autorizados pela ANVISA.

      Responder
  60. Edna Soares Monteiro

    Meu irmão foi internado em hospital psiquiatrico, lá ele tomou Lítio, a pressão arterial subiu, ficou largado, foi transferido para um hospital do Estado. Ele quase morre. Quero saber como fica essa questão? Se há punição, quanto as leis neste caso ? Quem será punido o hospital ou o médico ? Não movemos nenhum tipo de ação contra, mas acho que isso foi muito sério. Isto aconteceu em fevereiro de 2018.

    Responder
  61. Marielle

    Bom dia
    Meu irmão tem esquizofrenia e aplicam sustenna injetavel, nao estamos conseguindo pagar o remedio como podemos acceder ele aqui

    Responder
    • Editor do Portal

      Marielle, ele não está disponível no SUS, vocês teriam que recorrer à Defensoria Pública.

      Responder
  62. Paulo Cesar

    Tenho um filho que toma o remédio rispiridona, e ele recebe um auxilio do governo. Quero saber se para ter o medicamento gratuito ele vai perder o auxilio do governo.

    Responder
  63. Lucas

    OI DOUTOR tenho 15 anos ,fui diagnosticado com esclerose múltipla e tenho problemas hormonais e minha família sofre com tiróide,tenho 1,60 de altura e sofro muito por causa dela,eu mostrando os documentos para o SUS consigo o GH!!!!

    Responder
  64. Lucas

    OI DOUTOR tenho 15 anos ,fui diagnosticado com esclerose múltipla e tenho problemas hormonais e minha família sofre com tiróide,tenho 1,60 de altura e sofro muito por causa dela,eu mostrando os documentos para o SUS consigo o GH???

    Responder
  65. Adriana raposo Mendes

    OI DR MEU FILHO E DIABÉTICO E ELE TA COM A IDADE ÓSSEA DE 11ANOS E ELE VAI FAZER 16 ANOS MAIS ELE É BEM PEQUENO O REMÉDIO QUE PASSOU PRA ELE CADA AMPOLA CUSTA 2.765.00 CADA UM SERÁ SE EU CONSIGO PELO SUS

    Responder
  66. Maria Audeler Chaves Dos Santos

    Bom dia já faz um mês tentando pega medicamento p minha filha não consigo custo 678.67.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Leia o livro

Que tal receber nosso conteúdo por e-mail?
Assine a nossa newsletter!