Estão abertas as inscrições para o Programa Entrelaços, Programa de Psicoeducação de Família de Pacientes com Transtornos Mentais Severos, do Setor de Terapia de Família do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.
O programa é destinado a familiares e seus pacientes que estão em tratamento para transtornos mentais severos, como esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno esquizoafetivo e outras psicoses, além de quadros neuróticos graves, como TOC, depressão, entre outros.
Este programa tem como objetivo informar familiares e pacientes sobre os transtornos mentais, oferecendo instrumentos e suporte que os possibilite buscar em conjunto a recuperação e a esperança por dias melhores, permitindo melhor convivência familiar e social, uma visão mais otimista sobre o futuro, combater o estigma e se empoderar frente à vida e seus desafios.
Ele consiste de três etapas:
Etapa I – entrevistas com os familiares e pacientes para apresentação do programa e conhecimento da história de cada um. Serão realizadas no sábado, dia 16/09, de 9:30 às 12:00h, com agendamento prévio pelo telefone (021) 2439-4269.
Etapa II – seminários que abordam temas relativos aos transtornos mentais severos, como sintomas, causas, tratamentos, prevenção de recaídas, papel da família e do paciente na recuperação, redução do estigma, ampliação da rede social, empoderamento e recuperação pessoal. Os seminários ocorrerão aos sábados, de 10 às 13h, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
Etapa III – encontros em grupos de família com os participantes da etapa II para compartilhar experiências e buscar conjuntamente soluções para os problemas do dia-a-dia sob coordenação da equipe técnica do programa. Os encontros ocorrerão quinzenalmente aos sábados, de 10 às 13h, por 9 meses, a partir de fevereiro de 2018.
Os interessados devem entrar em contato até 13 de setembro pelo telefone (021) 2439-4269 e falar com a Sra Marismar para o agendamento das entrevistas iniciais. Vagas limitadas por ordem de inscrição!
“Exmos Senhores,
Os meus cumprimentos. Lamento não poder frequentar o programa Entrelaços pois moro em Portugal. Agradeço que caso seja possível disponibilizem o material elaborado para possivel consulta.
Agradeço desde já toda a atenção dispensada.
Atentamente
Cármen Cardoso”
Gostaria muito de participar, porém moro a 1.000 km. do Rio. Peço que continuem mandando matérias para me atualizar, e que m sabe, ainda utilizar os remédios que serão desenvolvidos, a partir do minicérebro.
Seria incrível se disponibilizassem alguns seminários gravados em vídeo para os familiares e pacientes que se encontram distantes do Rio. De qualquer forma, grande iniciativa… Parabéns !
Parabéns pela iniciativa!
Vocês sabem de algum programa como esse em São Paulo?
Luciana, existe na USP e na UNIFESP, bem como na ABRE – abrebrasil.org.br
Gostaria muito de participar, más moramos em Vitória-ES, nosso Estado está ainda na Idade da Pedra em relação a doenças mentais.
Também gostaria muito de participar mais estou no interior de São Paulo… Mais tbm peço que continuem mandando matérias
Obrigado pelo trabalho louvável
Seria bom se fosse disponível na net para ajudar todo mundo ja k parece ser cada vez maior o número de pessoas a sofrer dessa doença e realmente não se dá o mesmo cuidado k às outras doenças
Bem hajam
Pra mim, nem adianta fazer terapia de família porque meu pai sempre se recusou a qualquer tipo de acordo.
Linda: quem sabe eles podem te ajudar a convencer seu pai a fazer tratamento com um psiquiatra e a equipe multidisciplinar. Quem cuida precisa de ajuda.
Estou participando , uma oportunidade de aprender mais e me conscientizar muito bom mesmo……valendo a pena ….
Vamos transmitir AO VIVO! Saiba mais em https://entendendoaesquizofrenia.com.br/website/?p=6721