Pesquisadores da USP lançam, pela Artmed Editora, manual prático com guias de treinamento para médicos trabalharem a memória e a atenção de pacientes esquizofrênicos

A esquizofrenia é, provavelmente, uma das doenças psiquiátricas mais graves e limitantes que existem, e as maneiras pelas quais os sintomas podem se combinar são variadas e complicadas.

O fato é que esse distúrbio muitas vezes leva o portador a perder algumas habilidades que interferem diretamente na sua vida social, entre elas a capacidade de processamento e armazenamento de informações (memória) e de atenção. Embora a esquizofrenia seja, até o momento, uma doença sem cura definitiva, dois pesquisadores da USP, Livia Maria Martins Pontes e Helio Elkis, criaram uma série de exercícios e treinamentos que contribuem para dar mais qualidade de vida aos pacientes e ajudá-los a melhorar a capacidade de atenção e a perda de foco. O resultado desse trabalho, bem como um guia de treinamentos, pode ser conhecido no livro que acaba de ser lançado pela Artmed Editora, Treinamento de atenção e memória na esquizofrenia, voltado para profissionais da área médica.

A obra detalha os déficits cognitivos na esquizofrenia (alterações de percepção, nomeação, memória, atenção e fluência verbal, por exemplo), e apresenta comparações sobre a intensidade dessas disfunções de acordo com a evolução da doença. “É imprescindível para o profissional compreender quais funções cognitivas estão alteradas na esquizofrenia, mas igualmente importante é o conhecimento de como essas alterações afetam a vida do paciente, pois ele auxilia a elaboração e avaliação de um programa de treinamento cognitivo”, explica Helio Elkis.

A partir daí, os autores focam no grande diferencial da obra: explicar o que é o treino cognitivo e qual a melhor forma de aplicá-lo em pacientes esquizofrênicos. “Os diversos programas descritos na literatura e muitos estudos publicados sugerem que existe mais de uma maneira de se planejar um programa de reabilitação eficiente: trata-se de um processo de raciocínio clínico e não necessariamente de um conjunto fixo de técnicas a serem seguidas”, comenta Livia. Com base nos mais recentes estudos científicos sobre o tema, os autores detalham cuidadosamente o que é importante focar em cada sessão e, também, as melhores maneiras de aplicar os exercícios.

Levando em consideração que a recuperação de um transtorno psiquiátrico é um processo desafiador (principalmente pelo preconceito, desconhecimento, medo e vergonha que envolvem as doenças mentais), Treinamento de atenção e memória na esquizofrenia se destaca por expor novos caminhos para facilitar o tratamento do paciente esquizofrênico. “Cada pessoa é única, e há ainda muito a ser aprendido, pesquisado, desenvolvido e compreendido em relação à reabilitação cognitiva para a esquizofrenia. As atividades propostas no livro são apenas sugestões do que pode ser feito”, comenta Helio Elkis.

Fonte: Portal Nacional Seguro & Saúde

Compartilhe: