Blog

Blog

Rio de Janeiro: grupos de apoio ligados ao Entrelaços do IPUB/UFRJ organizam evento pelo Dia da Esquizofrenia.

Editor do Portal 9 de maio de 2019 Blog, Noticias 5 comments
featured image

A proposta do Evento Comemorativo do Dia da Conscientizacão sobre a Esquizofrenia é o desafio de divulgar o máximo possível para a sociedade, em especial às famílias afetadas, a informação de como buscar ajuda para o tratamento, evidenciando o paciente, com o objetivo de descaracterizar o estigma e o preconceito que atinge essa doença.

Atividades paralelas ao Dia Comemorativo da Consciência sobre Esquizofrenia

Local do Evento: Quinta da Boa Vista
Data: Domingo, 26/05/2019, de 09 as 16 hs
Evento gratuito

Atividades:

Lanche colaborativo

Leitura de poesias

Roda de música instrumental e canto com participação de músicos dos grupos

Partilha entre os presentes (dinâmicas sobre estigma/preconceito e comunicação): construção de um varal com textos/frases/fotos/desenhos feitos por pacientes e familiares que remetam à reflexão sobre o preconceito/estigma, sobre a importância do respeito e compreensão em relação aos transtornos mentais e sobre formas de ajuda (grupos de apoio, tratamento, equipe multiprofissional)

Distribuição de panfletos com frases que chamem a atenção sobre o assunto e orientem onde procurar ajuda.

Convidados: Público em geral, familiares e pacientes que frequentam os grupos de família na comunidade (Mentes em Ação, Trilhando Caminhos, Abra sua Mente, Construindo Horizontes, É Possível!, Movimente e Equlibrarte), profissionais da equipe técnica do Programa Entrelaços.

5 comments

Jordan Freitas de Moura - 9 de maio de 2019

Com atividades em grupo social político espiritual tende se a chegar ao Centro da montanha, e saber que superamos juntos intempéries que agora são suaves e tranquilo graças a Deus.

Jordan Freitas de Moura - 9 de maio de 2019

A esquizofrenia e seu processo de cura e reinserção em sociedade com vies alternativo garante cidadania a pessoas que antes eram excluídas da sociedade e hoje tem novas famílias e sua dignidade enquanto ser humano no ápice.

Cármen Cardoso - 9 de maio de 2019

É necessário restaurar os direitos humanos e a dignidade no campo da saúde mental (esquizofrenia) . Para isso, é necessário que todo o público tenha conhecimentos de informação sobre este assunto especialmente os que cuidam com carinho dos seus familiares e amigos. Seria bom, na minha humilde opinião que se difundisse o site www// cchr.pt

Sonia Regina de Barros - 10 de maio de 2019

Olá gostaria de obter informações sobre como lidar com um familiar que tem esquizofrenia mas não aceita o tratamento porque não acha que é doente !
Estou desesperada e não sei o que fazer para ajudar minha irmã e estou ficando doente por conta disso.

Cármen Cardoso - 10 de maio de 2019

Querida Sónia, veja o site http://www.cchr.pt. Segui o conselho de uma das mães que tratou o seu filho com vitaminas e todas as vitaminas do complexo B. Veja muito bem os videos aí colocados. Veja igualmente o video de MMS- O REMÉDIO PROIBIDO QUE PODERIA CURAR QUASE TODAS AS DOENÇAS. Que Deus ajude quem sofre e os que tomam conta deles com muito carinho.

Add your comment