Grupos de Auto-ajuda do Rio de Janeiro

Grupos de Auto-ajuda do Rio de Janeiro

Grupos de Auto-ajuda do Rio de Janeiro


Um trabalho pioneiro iniciado pelos psiquiatras Alexandre Keusen e Leonardo Palmeira e pela psicóloga Olga Leão em 2011, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, tem como objetivo criar uma rede de suporte no Rio de Janeiro para pacientes com transtornos mentais severos, como esquizofrenia e transtorno bipolar, e suas famílias, através de grupos autônomos de auto-ajuda na comunidade, fora dos hospitais ou serviços psiquiátricos. O primeiro grupo, o “Abra a Sua Mente”, reune-se na Tijuca desde 2013, dois grupos, o “Mentes em Ação” e o “É Possível”, encontram-se respectivamente no Centro e no Catete desde fevereiro de 2015, o grupo “Construindo Horizontes” em Botafogo, desde fevereiro de 2017, e um grupo para atividades de lazer foi criado em agosto de 2017, o “Trilhando Caminhos”.

Os vídeos abaixo são do encontro com os cinco grupos para um debate no Instituto de Psiquiatria da UFRJ em dezembro de 2017, o encontro Entrelaços 2017. É uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer melhor este trabalho, que tem ajudado pacientes e familiares a se informarem sobre os transtornos mentais, a terem uma nova visão, com mais otimismo e esperança, e, sobretudo, possibilitado o empoderamento e a recuperação de todos que dele participam, transformando pouco a pouco a realidade e melhorando a qualidade de vida.





• GRUPO “ABRA A SUA MENTE”: Igreja Batista Itacuruça – Praça Barão de Corumbá, 49, Tijuca.

→ Descrição: o grupo é composto de familiares e pacientes e se reúne uma vez por mês em datas específicas, aos sábados pela manhã. Para maiores informações contactar um dos coordenadores do grupo – Nora (99955-7296) e Silvana (WhatsApp 98153-1650) / e-mail: abrasuamenterj@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/abra.sua.mente.13/ )


• GRUPO “É POSSIVEL!”: Auditório da Unidade de Saúde Manoel Ferreira, Rua Silveira Martins, 161, Catete.

→ Descrição: o grupo é composto de familiares e se reúne uma vez por mês em datas específicas, aos sábados pela manhã. Para maiores informações contactar um dos coordenadores do grupo – Clarice Nunes (tels: 2245-5568; 99923-3429) e Heliene Bezerra (tel.: 99958-8327) ou pelo e-mail: familiaresepossivel@gmail.com
Website: http://www.grupoepossivel.com.br


• GRUPO “MENTES EM AÇÃO”: Rua Sete de Setembro 151/153, acesso por dentro da loja Casa da Criança, Centro do Rio.

→ Descrição: o grupo é composto de familiares e pacientes e se reúne a cada quinze dias em datas específicas, aos sábados pela manhã. Para maiores informações contactar um dos coordenadores do grupo – Luiza Lins (tel.: 99236-1268 / e-mail: luizalins@bol.com.br) e Gustavo Meano (e-mail: gustavomeano@gmail.com).
Facebook: https://www.facebook.com/mentesemacao
Website: http://www.mentesemacao.org


• GRUPO “CONSTRUINDO HORIZONTES”: Auditório do Centro Municipal de Saúde Dom Helder Câmara, Rua Voluntários da Pátria 136, Botafogo (próximo ao metrô).

→ Descrição: o grupo é composto de familiares e pacientes e se reúne a cada quinze dias em datas específicas, aos sábados pela manhã. Para maiores informações contactar um dos coordenadores do grupo – Kathiuska Alvarez (tel.: 99922-4434 / e-mail: kalvarez@uol.com.br) e Graça Muniz (tel.: 99737-4897).


• GRUPO “TRILHANDO CAMINHOS”:

→ Descrição: o grupo tem a proposta de proporcionar lazer aos pacientes portadores de transtorno mentais, acompanhados de seus familiares ou cuidadores, realizando passeios, encontros psicoeducativos, partilhas, dinâmicas de grupo, relaxamento e brincadeiras – Ana Maria Marinho e Silva (tel: 98794-5544 / e-mail: marinhoesilva@yahoo.com.br).