Livro: “Entendendo a Esquizofrenia – Como a família pode ajudar no tratamento?”

Livro: “Entendendo a Esquizofrenia – Como a família pode ajudar no tratamento?”

Livro: “Entendendo a Esquizofrenia – Como a família pode ajudar no tratamento?”


sidebar_livro_02 É possível se recuperar da esquizofrenia? O que pacientes que se recuperaram têm a nos ensinar? A segunda edição deste livro vai além do objetivo da primeira, que foi levar às famílias o conhecimento sobre a doença para que elas fossem facilitadoras do processo de recuperação. Além de como prevenir recaídas, agora queremos saber como pacientes se recuperaram da esquizofrenia e hoje levam uma vida normal. E para isso chamamos os próprios pacientes para contarem suas experiências.

O livro traz depoimentos de pacientes que superaram seus próprios limites, debate com eles temas como trabalho, medicação, família, internação e diagnóstico e aborda as estratégias encontradas por eles para se recuperarem da esquizofrenia. O paciente deve saber seu diagnóstico? Qual a importância do tratamento? Como perceber que está entrando em crise? O que fazer para se recuperar?

Um novo capítulo sobre recuperação abre esta segunda edição, que também é dedicada ao paciente interessado em conhecer melhor sua doença e em refletir sobre como pode mudar sua vida.

O livro traz também novos depoimentos de familiares que se fortaleceram através do conhecimento e da reflexão e hoje fazem a diferença na vida de seus entes queridos, artigos do site entendendoaesquizofrenia.com.br, criado na época da primeira edição, e atualizações sobre medicamentos novos e outros tratamentos complementares.

Esta é uma leitura indispensável para quem convive com a esquizofrenia, seja familiar ou paciente, pois, através de uma linguagem simples e exemplos práticos, os autores abordam todos os aspectos da doença, de seus sintomas, causas e tratamentos ao papel da família e do paciente na recuperação.

Este livro se propõe a plantar e semear um fruto de esperança dentro de cada um que convive com a esquizofrenia, acreditando que um futuro melhor esteja ao alcance de todos dispostos a se debruçar sobre este desafio.

Leia a entrevista do Dr. Leonardo Palmeira na ocasião do lançamento da segunda edição.

Assista aos principais vídeos sobre o livro Entendendo a Esquizofrenia

Programa do Jô
Programa Sem Censura 2009
Jornal do Canal Futura
Entrevistas no Rádio
Programa Ligado em Saúde – Fiocruz
Programa Sem Censura 2012
Programa Alternativa Saúde – GNT


Tópicos abordados pelo livro (em negrito estão os temas que foram acrescentados na segunda edição):

Capítulo 1 – Recuperação – Na trilha de um caminho possível: Elyn Saks; Patricia Deegan; A esquizofrenia como um estado de vulnerabilidade; A psicoterapia no tratamento da esquizofrenia; Com a palavra o paciente: sobre recuperação; Iniciativas que priorizam o trabalho na recuperação da esquizofrenia; Com a palavra o paciente: sobre trabalho; Depoimento: como aprendi com minha doença a superá-la.

Capítulo 2 – Os Conceitos e Preconceitos: Uma breve retrospectiva histórica; Um panorama da esquizofrenia; Os principais conceitos e preconceitos; Campanhas contra o estigma da esquizofrenia; Com a palavra o paciente: o paciente deve saber seu diagnóstico?; Perguntas e Respostas.

Capítulo 3 – Os Principais Sintomas: O que é um surto psicótico?; O pródromo da esquizofrenia; O primeiro surto: uma ruptura na linha de vida da pessoa; A origem da esquizofrenia; Esquizofrenia: uma doença com várias apresentações diferentes; Melhorando a adesão através da terapia cognitivo-comportamental; Com a palavra o paciente: como foi para você o início da doença?; Depoimento: quando o amor vence a doença; Perguntas e Respostas.

Capítulo 4 – Os Sintomas Positivos e do Comportamento: O delírio; Tipos de delírio; Alterações da consciência do eu; As alucinações; Os tipos de alucinações; A organização dos pensamentos e das idéias; O comportamento; Com a palavra o paciente: sobre a maconha; Abuso de drogas na esquizofrenia; Perguntas e Respostas.

Capítulo 5 – Os Sintomas Negativos e Cognitivos: Funcionamento executivo; Atenção e concentração; Memória e aprendizado; Linguagem; Capacidade de planejamento; Tomada de decisão; Capacidade de abstração; Afetividade; Vontade; O estímulo na dose certa; Sintomas neurológicos; Diferenças e semelhanças entre a esquizofrenia e o transtorno bipolar; Depoimento: uma história de perseverança e disciplina; Perguntas e Respostas.

Capítulo 6 – A Família: Padrões emocionais na família; Hipercrítica; Superproteção; Permissividade; Hostilidade; Superenvolvimento afetivo; Lidando com a negação da doença e do tratamento; Prevenir recaídas: como a família deve proceder e quais os primeiros sinais?; Depoimento: rever minhas expectativas por amor a meu filho; Com a palavra o paciente: no período que antecede as recaídas vocês percebem que estão entrando em crise?; Na sua opinião, como a família pode ajudar no seu tratamento?; Perguntas e Respostas.

Capítulo 7 – Prevenindo Recaídas: A recaída; O que devo saber sobre o tratamento medicamentoso?; O que devo saber sobre o tratamento psicossocial?; O que devo saber sobre o papel da família?; Esquizofrenia refratária: quando o remédio não resolve, o que fazer?; Com a palavra o paciente: qual o papel da medicação no tratamento da esquizofrenia?; Depoimento: tudo que conquistei após a doença só foi possível com a ajuda de Deus, da medicação e dos meus familiares;Perguntas e Respostas.

Apêndice: Tabelas com todos os medicamentos utilizados na esquizofrenia; Tabelas dos efeitos colaterais comentados; Tabelas com critérios diagnósticos da esquizofrenia; Direito dos pacientes.


Livro: “Entendendo a Esquizofrenia – Como a família pode ajudar no tratamento? – 2a edição”
Autores: Leonardo Palmeira, Maria Thereza Geraldes e Ana Beatriz Bezerra
Editora: Interciência
Ano/País: 2013/Brasil
ISBN: 49788571933262
Formato: 16×23 cm, BROCHURA – 304 páginas

>> Compre o livro direto da editora.

Compre o livro pelo telefone (21)2581-9378/2241-6916 ou pelo e-mail vendas@editorainterciencia.com.br