A ABRE comemora os seus 15 anos promovendo um evento nos dias 01 e 02 de dezembro, que terá como foco apresentar a trajetória da ABRE, especialmente para associados e colaboradores, situando-a no cenário da causa da superação na saúde mental e reforçando seu lugar enquanto entidade inovadora e promotora de ações entre os grupos interessados no Modelo do Recovery.

Queremos celebrar essa história promovendo a reflexão e o aprendizado participativo entre diferentes grupos e pares ao apresentar práticas colaborativas e participativas realizadas pela ABRE, buscando fortalecer a rede de apoio múltiplo, inter e multi disciplinar, formada a partir diversidade de experiências das pessoas que formam essa rede.

Programação:

Sexta-feira, 01 de dezembro
Local: Anfiteatro Leitão da Cunha
Rua Botucatu, 720/740 – Vila Clementino – São Paulo, SP

8h00 às 9h00
Credenciamento e recepção

9h00 às 9h30
Atividade musical de abertura

9h30 às 10h15
História e atuação da ABRE: a esquizofrenia como causa
Diretoria ABRE

Para abrir o evento, apresentaremos a ABRE através de seus principais projetos e êxitos. Queremos celebrar e contar aos participantes como vimos desenvolvendo estratégias para mudar o discurso negativo e pessimista associado à doença, visando cultivar esperança e participação social das pessoas afetadas pela esquizofrenia através de estratégias visando acolher, educar, conscientizar e fortalecer todos os envolvidos em nossas atividades.

10h15 às 10h30
Intervalo

10h30 às 11h30
Comunidade de Fala: (Re)descobrindo um propósito na vida
Vera Gomes, José Alberto Orsi e Caio Manço

A Comunidade de Fala (CdF) é um projeto da ABRE constituído por pessoas que têm transtornos mentais graves e que contam, através de palestras, suas histórias de superação. Nesta atividade, os integrantes deste projeto irão contar como a participação na Comunidade de Fala mudou suas vidas em termos de superação e quais valores e riquezas esta experiência trouxe para os participantes (re)descobrirem um propósito e projeto de vida.

11h30 às 12h00
Atividade de reflexão coletiva

12h00 às 13h30
Almoço

13h30 às 14h45
Da Gaiola ao Navegar: semeando projetos de vida
Luciana Noronha

O Projeto de Vida nasceu como um grupo terapêutico, com a proposta de oferecer um espaço de compartilhamento e reflexão de ideias e sentimentos em relação a o que é viver tendo o futuro como perspectiva. Coordenado por uma psicóloga, o grupo oferece a possibilidade de acolhimento e do compartilhar de sonhos, planos, e refletir como colocá-los em prática. A atividade propõe uma apresentação dinâmica com a participação do público na sua construção.

14h45 às 15h00
Intervalo

15h00 às 15h20
A Importância da Esperança
Prof. Dr. Rodrigo Bressan

Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da UNIFESP, com larga experiência clínica e de pesquisa sobre a esquizofrenia, apresentará considerações sobre a importância da esperança para um convívio melhor com a esquizofrenia. E mostrará que a esperança como postura promove um funcionamento mais adaptativo do cérebro às exigências da vida cotidiana.

15h20 às 16h00
Horizontes para ABRE – Perspectivas e Desafios
Diretoria da ABRE e convidados:
Prof. Dr. Ary Gadelha – Coordenador do PROESQ – Programa de Esquizofrenia da UNIFESP
Prof. Dr. Rodrigo Bressan – UNIFESP – Membro e Consultor da ABRE
Solange Tedesco, PhD – Consultora e Supervisora nas Atividades da ABRE

Diálogo com a plateia sobre o que aprendemos nestes 15 anos e as novas perspectivas. Hoje, todos juntos, conseguimos ver mais longe!

16h00 às 16h40
Debate e encerramento

Sábado, 02 de dezembro
Local: Anfiteatro do PROESQ
Rua Machado Bittencourt, 222 – Vila Clementino – São Paulo, SP
(Inscrições devem ser realizadas durante as atividades da sexta-feira)

10h00 às 14h00
A Teoria na Prática não é outra: Superação com Super ação!
Apresentação e vivências do LACCA – Laboratório de Criação Casa Azul
Coordenadores das oficinas culturais do LACCA

O LACCA é um programa de oficinas culturais criativas que tem como objetivo principal desenvolver ações que favoreçam o empoderamento, proporcionem a sensibilização e a capacitação das pessoas com transtornos mentais e público interessado, despertando novos entendimentos individuais e coletivos sobre a realidade e explorando diversas formas de expressar-se com liberdade, criatividade e consciência, por meio das linguagens artísticas e da integração coletiva.

O foco deste dia será promover a prática e a vivência do que foi debatido no primeiro dia de evento – ou seja, as pessoas verão como a ABRE concretiza sua missão na prática. As atividades não são sobre esquizofrenia, são sobre a vida.

Espaço expositivo fixo: Oficina de Escrita, Artes Plásticas, Biblioteca Viva e Arranjos Florais

Atividades:
10h00 às 12h00 – Atividade integrada: Música / Teatro / Mindfulness / Tai Chi / Insights

12h00 às 12h15 – Intervalo

12h15 – Cecília Villares (Ciça) e José Orsi apresentam o LACCA

12h30 – Apresentação declamada: Jorge Assis (“Um Dia Você Aprende” – William Shakespeare) e João Leite Ribeiro (Texto Autoral)

12h50 às 13h30 – Vivência oficina de Dança do Ventre

13h30 – Apresentação do Grupo Vocal do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos – Maestro Reinaldo Garrido Russo

14h00 – Encerramento

Para inscrições no evento – CLIQUE AQUI

Compartilhe: