Estão abertas as inscrições para o Programa Entrelaços, Programa de Psicoeducação de Família de Pacientes com Transtornos Mentais Severos, do Setor de Terapia de Família do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

O programa é destinado a familiares e seus pacientes que estão em tratamento para transtornos mentais severos, como esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno esquizoafetivo e outras psicoses, além de quadros neuróticos graves, como TOC, depressão, entre outros.

Este programa tem como objetivo informar familiares e pacientes sobre os transtornos mentais, oferecendo instrumentos e suporte que os possibilite buscar em conjunto a recuperação e a esperança por dias melhores, permitindo melhor convivência familiar e social, uma visão mais otimista sobre o futuro, combater o estigma e se empoderar frente à vida e seus desafios.

Ele consiste de três etapas:

Etapa I – entrevistas com os familiares e pacientes para apresentação do programa e conhecimento da história de cada um. Serão realizadas no sábado, dia 16/09, de 9:30 às 12:00h, com agendamento prévio pelo telefone (021) 2439-4269.

Etapa II – seminários que abordam temas relativos aos transtornos mentais severos, como sintomas, causas, tratamentos, prevenção de recaídas, papel da família e do paciente na recuperação, redução do estigma, ampliação da rede social, empoderamento e recuperação pessoal. Os seminários ocorrerão aos sábados, de 10 às 13h, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Etapa III – encontros em grupos de família com os participantes da etapa II para compartilhar experiências e buscar conjuntamente soluções para os problemas do dia-a-dia sob coordenação da equipe técnica do programa. Os encontros ocorrerão quinzenalmente aos sábados, de 10 às 13h, por 9 meses, a partir de fevereiro de 2018.

Os interessados devem entrar em contato até 13 de setembro pelo telefone (021) 2439-4269 e falar com a Sra Marismar para o agendamento das entrevistas iniciais. Vagas limitadas por ordem de inscrição!

Compartilhe: