Uma nova opção para o tratamento da esquizofrenia acaba de ganhar aprovação pelo órgão máximo de regulação norte-americano, o FDA, devendo estar em meados deste mês nas farmácias dos EUA. É o primeiro antipsicótico de longa ação que promete tratar a esquizofrenia com apenas quatro injeções anuais, sendo o injetável com o maior intervalo entre doses, 3 meses, em comparação com outros já existentes no mercado, que precisam ser administrados quinzenal ou mensalmente.

O Invega Trinza é uma evolução do Invega Sustenna, último lançamento da Janssen-Cilag, pertencente ao grupo Johnson & Johnson, e poderá ser utilizado nos pacientes que estejam sendo tratados com o Invega Sustenna por pelo menos 4 meses. Trata-se do mesmo princípio ativo (palmitato de paliperidona), porém com duração superior (o Invega Sustenna requer que a administraçãoo seja feita mensalmente).

Num estudo de longo prazo, conduzido entre abril de 2012 e abril de 2014, 93% dos pacientes tratados com Invega Trinza não tiveram recaídas ou piora dos sintomas positivos da esquizofrenia. “Com um tratamento mais duradouro, pacientes, familiares e terapeutas podem focar melhor nas questões pertinentes à recuperação da pessoa para além do controle dos sintomas a curto prazo”, afirma o investigador do estudo, Dr. Joseph Kwentus. “Com o controle dos sintomas a longo prazo, pacientes podem se dedicar melhor ao desenvolvimento de seus objetivos pessoais”.

O estudo de longo prazo mostrou também que o Invega Trinza foi tão seguro e bem tolerado quanto o Invega Sustenna, que já é utilizado no Brasil desde 2012. A companhia espera que o Invega Trinza possa chegar ao Brasil a partir de 2016.

Fonte: Drugs.com

Compartilhe: