Blog

Blog

Programe-se para o fim de semana!

Editor do Portal 16 de novembro de 2012 Dicas Culturais No comments
featured image

CRIANÇAS

CCBB EDUCATIVO .Longas filas de espera têm sido recorrentes na porta do Centro Cultural Banco do Brasil, graças à mostra Impressionismo — Paris e a Modernidade, com 85 obras-primas do Museu d’Orsay. Programa imperdível para todas as idades, a exposição também reserva uma bem-vinda opção recreativa para o público infantil. Elaborada pelo CCBB Educativo, uma série de atividades gratuitas acontece em paralelo à visitação.

O aprendizado lúdico se dá no Laboratório de Ações Criativas, um espaço de experimentação em que os pequenos contam com a orientação de monitores. Ali, o público mirim entra em contato com as diferentes manifestações e sutilezas do impressionismo a partir de trabalhos práticos e divertidos. Bom exemplo é uma oficina que aborda a vertente pontilhista do movimento — aquela em que as pinceladas se resumem a pontos, que vão se acumulando na tela até formar uma imagem complexa, a exemplo de Casal na Rua (1887), de Charles Angrand, e Jovem Camponesa Fazendo Fogo (1888), de Camille Pissarro, duas das atrações presentes. As crianças se valem ainda de rolhas de cortiça recheadas de giz de cera colorido, que fazem as vezes de carimbo. Outra atividade explora a justaposição de camadas de tinta para a criação de textura e volume, na qual a garotada usa massa de modelar. Rec. a partir de 5 anos. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, 1º andar, Centro, ? 3808-2070. Terça a domingo, 14h, 16h e 18h. Grátis. Distribuição de senhas trinta minutos antes das atividades.

TEATRO

CAFÉ COM TORRADAS, de Gero Camilo. Apresentado inicialmente em 2006, em São Paulo, o monólogo cômico põe o ator Marcello Airoldi como um homem perdido em seu próprio individualismo. Enquanto espera a vez em uma fila, o personagem relata seu drama. Esta é uma das peças que o ator apresenta no mesmo palco — a outra é Um Segundo e Meio. Direção do próprio Marcello Airoldi (45min). 14 anos. Estreou em 8/11/2012. Caixa Cultural — Teatro de Arena (226 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ? 3980-3815, Carioca. Quinta, 20h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até quinta (15).

UM SEGUNDO E MEIO, de Marcello Airoldi. O próprio autor estrela o monólogo dramático, que estreou em 2008. No enredo, um homem caminha 3 000 quilômetros para assassinar outro. Durante o trajeto, ele relembra acontecimentos importantes da sua vida e tenta entender a questão da morte. Trata-se de um dos espetáculos que o ator apresenta no mesmo teatro — o outro é Café com Torradas. Direção de Antonio Januzelli (50min). 14 anos. Estreou em 9/11/2012. Caixa Cultural — Teatro de Arena (226 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ? 3980-3815, Carioca. Sexta e sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até domingo (18).

SHOWS

PAULINHO DA VIOLA – 70 ANOS DE SAMBA. O cantor e compositor, que completou 70 anos no dia 12 de novembro, comemora seu aniversário com show gratuito no Parque Madureira, com participação da Velha Guarda da Portela. O cantor faz um passeio por sua obra, interpretando clássicos de sua autoria, como Sinal fechado, Argumento, Dança da solidão, Foi um rio que passou em minha vida – seu maior sucesso -, além de Timoneiro, composta com um de seus grandes parceiros, Hermínio Bello de Carvalho. Parque Madureira (10 000 lugares). Rua Soares Caldeira, 115, Madureira. Sábado (17), 20h. Grátis.

Fonte: Veja Rio

Add your comment