Blog

Blog

Programe-se para o fim de semana!

Editor do Portal 26 de outubro de 2012 Dicas Culturais No comments
featured image

Crianças

DARWIN NO TOCORIMÉ. A exposição interativa sobre a vida e obra de Charles Darwin é apresentada a bordo do Tocorimé Pamatojari, maior navio veleiro de madeira do Brasil. É proposta uma viagem no tempo ao universo naturalista do britânico, levando o pequeno espectador a se sentir no HMS Beagle, embarcação à vela como a que abriga a exposição, que serviu de palco para as primeiras descobertas do evolucionista. Depois do Rio, a exposição viaja por mar para cidades costeiras do país. Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Glória, ? 9627-8129. Sábado (26) e domingo (21 e 27), 9h às 16h. Grátis.

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. O público infantil será convidado a construir um terrário na oficina batizada como Faça Você Mesmo, promovida no sábado (27), às 16h. No encontro serão abordadas as condições necessárias para a existência de vida na Terra — o ambiente fechado será reproduzido pelas próprias crianças. Também compõem a programação do último fim de semana do mês visitas orientadas ao museu e observação do céu por telescópio ou dentro de um planetário inflável. Todas as atividades são gratuitas. Museu de Astronomia e Ciên­cias Afins. Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, ? 3514-5200. Sábado (27), 16h. Grátis.

VEM NESSE TREM, de Carol Futuro. Um tapete que retrata os trilhos de um trem e a natureza do entorno servem de palco para a atriz e cantora Carol Futuro, que também assina o roteiro. Ao lado do violonista Tiago Calderano, ela entoa canções folclóricas, entre outras de autoria de Agnes Moço, Bia Bedran e Vinicius de Moraes — os temas reforçam a narrativa que se desenrola em uma lúdica viagem de trem. Dica: a montagem se destina a crianças mais jovens, e pode ser que a partir dos 7 anos os pequenos não demonstrem mais interesse. Direção de Duda Maia (60min). Rec. a partir de 1 ano. Estreou em 2/9/2012. Parque das Ruínas (100 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ? 2252-1039. Domingo, 11h. Grátis. Até domingo (28).

Dança

AVENTURA ENTRE PÁSSAROS, de João Saldanha. Depois de passar pelo Teatro Carlos Gomes, pelo Imperator — Centro Cultural João Nogueira e pelo Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, o espetáculo ganha sessões no espaço de ensaio da companhia, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Ana Paula Marques, Celina Portella, Olivia Secchin, Renata Versiani, Fernando Klippel, Lucas Rodrigues, Samuel Frare e Thiago Sancho estão nesta criação de Saldanha. A coreografia evoca ambivalências entre homens e animais. Direção do coreógrafo (60min). 12 anos. Reestreou em 13/10/2012. Escola de Cinema Darcy Ribeiro (50 lugares). Rua da Alfândega, 5, Centro, ? 2516-3514 e 2233-0224. Sábado e domingo, 17h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até domingo (28).

Teatro

ROMEU E JULIETA, de William Shakespeare (1564-1616), com tradução de Onestaldo de Pennaforte. Concebida por Gabriel Villela e com dramaturgia de Cacá Brandão, esta montagem da mítica tragédia, que estreou nos anos 90, tornou-se o maior sucesso da trajetória dos mineiros do Grupo Galpão, tendo sido apresentada até em Londres, no tradicional Shakespeare Globe Theatre. Foi esta a peça escolhida para celebrar os trinta anos do grupo. Eduardo Moreira e Fernanda Vianna vivem os protagonistas. O elenco é completado por Antonio Edson, Beto Franco, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Rodolfo Vaz e Teuda Bara. Atenção: a apresentação na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, é a única em que há, de fato, um limite máximo de espectadores; as demais são em espaços abertos, por isso a lotação é apenas estimada. Para a sessão na arena serão distribuídas senhas no próprio local, de quarta (24) a sexta (26), das 10h às 17h. Direção de Gabriel Villela (90min). Livre. Arena Jovelina Pérola Negra (600 lugares). Praça Ênio, s/nº, Pavuna. Sexta (26), 19h. Parque de Madureira (2?500 lugares). Rua Soares Caldeira, 115, Madureira. Sábado (27), 18h. Monumento aos Pracinhas (4?500 lugares). Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro do Flamengo. Domingo (28), 18h. Grátis.

Shows

BELIGERANTES. Rick Yates (voz), Ludhas Nao (guitarra), Fabiano Alano (guitarra e violão), Dande (baixo e flauta) e Lino Ayres (bateria) lançam o primeiro EP da banda, Oh Luta, com autorais que mesclam referências de MPB, rock, jazz e reggae. No repertório, Solavanco, Elvira, Melhor que o Fim e outras. Livre. Reserva + (60 lugares). Avenida Francisco Otaviano, 67, lojas E e F, Copacabana, ? 2227-1192. Domingo (28), 18h. Grátis.

COMANCHES. Formado nas rodas de samba de Santa Teresa, o grupo se dedica ao ritmo, misturado a batidas eletrônicas. No show em formato de grande baile, aparecem sucessos das décadas de 60 e 70, como Praia e Sol, Bebete Vambora e Nêga do Ubaluaê, além de canções próprias. A banda é integrada por Sérgio Pascolato (voz e guitarra), Pedro Selector (baixo, trompete e voz), Robson Riva (bateria e voz) e Francisco Sartori (teclados e voz). Livre. Reserva + (60 lugares). Avenida Francisco Otaviano, 67, lojas E e F, Copacabana, ? 2227-1192. Sábado (27), 18h. Grátis.

Concertos

CASO NO JÚRI. A opereta cômica de 1875, com libreto de W. S. Gilbert e música de Arthur Sullivan, ganha versão inédita em montagens gratuitas realizadas no Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, hoje desativado para julgamentos. Interpretada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, a obra será regida por Juliano Dutra. Em cena, 32 cantores — entre eles seis solistas — apresentam a versão brasileira de José Henrique Moreira, diretor cênico da montagem. A direção musical é de Marcelo Coutinho, professor da Escola de Música da UFRJ. Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri — Antigo Palácio da Justiça (180 lugares). Rua Dom Manuel, 29, 2º andar, Centro, ? 3133-3366/3368. Quarta (24) a sexta (26), 19h; sábado (27), 15h e 17h. Grátis. Senhas distribuídas meia hora antes do espetáculo.

NAOKATA TACHIBANA. O maestro japonês estudou com Isaac Karabtchevsky e já regeu orquestras como a de Toulouse e a Filarmônica de São Petersburgo. No Rio, ele apresenta, à frente da Orquestra Petrobras Sinfônica, o concerto Mestre Athayde VIII. Serão executadas a abertura da ópera A Italiana em Argel, de Rossini, a suíte Gli Uccelli, de Respighi, e a Sinfonia Nº 4 em Lá Maior, Op. 90, conhecida como Italiana, de Mendelssohn. O concerto faz parte de uma série da OPES que tem como objetivo a popularização da música clássica: aqui, contrariando a prática comum, o público é estimulado a fotografar e filmar a apresentação, para depois compartilhá-la na internet. Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo (450 lugares). Rua Primeiro de Março, s/n°, Centro, ? 2551-5595. Domingo (28), 16h. Grátis. Senhas distribuídas meia hora antes do espetáculo.

ROMANTISMO NO DNA DA MÚSICA BRASILEIRA. Os jovens e premiados pianistas Flávio Augusto, Patrícia Glatzl, José Carlos Vasconcelos, André Signorelli e Lígia Moreno apresentam temas que representam a influência de compositores românticos europeus no mesmo gênero brasileiro. São obras raramente executadas, de artistas como Carlos Gomes, Francisco Braga, Henrique Oswald, Brasílio Itiberê e Alberto Nepomucemo, que dividirão o programa com clássicos de Schubert, Schumann, Chopin e Listz, possibilitando ao espectador a percepção da influência internacional sobre as composições brasileiras. Espaço Cultural Furnas (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ? 2528-5166. Sexta (26) e sábado (27), 20h; domingo (28), 19h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo.

Fonte: Veja Rio

Add your comment