Blog

Blog

Dicas para o fim de semana no Rio.

Editor do Portal 19 de outubro de 2012 Dicas Culturais No comments
featured image

Shows

CABRUÊRA. A banda paraibana, com mais de dez anos de estrada, é formada por Arthur Pessoa (voz, violão e escaleta), Pablo Ramires (voz, bateria e percussão), Edy Gonzaga (baixo e voz) e Leo Marinho (guitarra). Na apresentação gratuita, o quarteto apresenta faixas do disco Nordeste Oculto, uma mistura interessante entre ritmos regionais e orientais. Livre. Espaço Cultural Eletrobras Furnas (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ? 2528-5166. Sexta (19) e sábado (20), 20h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes.

Crianças

MITOS: METAMORFOSES NA BIBLIOTECA. As mitologias greco-romana e ameríndia inspiram a exposição, voltada ao público infantojuvenil. Mote para a obra de escritores brasileiros como Monteiro Lobato, Orígenes Lessa e Marcelo Xavier, as narrativas ganham apoio visual em criações do designer Flávio Vignoli e do artista plástico Roberto Marques ? que também são reproduzidas em peças de acrílico, para que deficientes visuais possam conhecer os trabalhos. O público visitante recebe um bem cuidado almanaque que registra o conteúdo da exposição, além de trazer jogos e divertidos exercícios. Concepção, pesquisa e textos de Leonardo José Magalhães Gomes. Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Rua Benedito Hipólito, 125, Centro, ? 2221-6213. 10h/20h. Grátis. Até domingo (21).

Concertos

CASO NO JÚRI. A opereta cômica de 1875, composta por William S. Gilbert e Arthur Sullivan, ganha versão inédita em montagens gratuitas realizadas no Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, hoje desativado para julgamentos. Interpretada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, a obra será regida por Juliano Dutra. Em cena, 32 cantores ? entre eles, seis solistas ? apresentam a versão brasileira de José Henrique Moreira, que também assina a direção cênica. A direção musical é de Marcelo Coutinho, professor da Escola de Música da UFRJ. Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri ? Antigo Palácio da Justiça (180 lugares). Rua Dom Manuel, 29, 2º andar, Centro, ? 3133-3366/3368. Quarta, quinta e sexta, 19h. Sábado, 15h e 17h. Grátis. Distribuição de senhas meia hora antes do início da récita. Até dia 27. A partir de quarta (17).

Especial

FESTA LITERÁRIA. O histórico Morro da Conceição abriga o Fim de Semana do Livro no Porto. Estão previstos na programação encontros com escritores, visitas a ateliês locais, apresentações musicais e venda de publicações. No sábado (20), às 16h30, os autores Nei Lopes, Paulo Lins e Luiz Antonio Simas conversam sobre obras que retratam o mundo do samba. No domingo (21), às 12h, a jornalista Cora Rónai participa de um debate sobre a cultura digital. Em seguida, os escritores Ruy Castro, Antônio Torres e Mariel Reis vão contar histórias e ler textos sobre o Rio. Mais informações em www.fimdolivro.com.br. Morro da Conceição. Ladeira do Pedro Antônio, 32, Saúde. Sábado (20) e domingo (21), 10h às 22h. Grátis.

FESTIVAL DO CCBB. Após uma reforma de dois anos, a Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil foi reaberta para o público na última sexta (12) com uma série de atividades de incentivo à leitura. No domingo (14), às 17h, o ator Milton Gonçalves fará comentários sobre textos de autores nacionais que abordam a importância da formação literária. Na terça (16), às 18h30, as atrizes Beth Goulart e Julia Bernat encerram as atividades com leituras de trechos de obras brasileiras que marcaram a vida delas. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, ? 3808-2030. Domingo (14) e terça (16), 17h às 20h. Grátis.

PARQUE CRIATIVO. Em mais uma edição do projeto, a programação gratuita ocupa o dia inteiro, até as 18h. Uma apresentação de bumba meu boi abre os trabalhos e é boa diversão para os pequenos. Depois passam pelo palco, entre outras atrações, o DJ Marcelinho (12h) e a banda Paraphernalia (15h). Uma feirinha de moda e design funciona ao longo do domingo. Parque Criativo. Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck, Aterro do Flamengo (altura do nº 300). Domingo (14), a partir das 11h. Grátis.

Dança

AVENTURA ENTRE PÁSSAROS, de João Saldanha. Depois de passar pelo Teatro Carlos Gomes, pelo Imperator ? Centro Cultural João Nogueira e pelo Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, o espetáculo ganha sessões no espaço de ensaio da companhia, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Ana Paula Marques, Celina Portella, Olivia Secchin, Renata Versiani, Fernando Klippel, Lucas Rodrigues, Samuel Frare e Thiago Sancho estão nesta nova criação de Saldanha. A coreografia evoca ambivalências entre homens e animais. Direção do coreógrafo (60min). 12 anos. Reestreou em 13/10/2012. Escola de Cinema Darcy Ribeiro (50 lugares). Rua da Alfândega, 5, Centro, ? 2516-3514 e 2233-0224. Sábado e domingo, 17h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até dia 28.

Fonte: Veja Rio

Add your comment