Blog

Blog

Exposições: Jorge Fonseca e Carlito Carvalhosa.

Editor do Portal 16 de dezembro de 2011 Dicas Culturais No comments
featured image

Jorge Fonseca: uma das mostras mais divertidas da cidade
O artista mineiro exibe 17 trabalhos inéditos, entre esculturas, peças com engrenagens, obras com bordados e retalhos e pinturas. As obras são resultado de sua experiência como marceneiro, função que exerceu antes de se dedicar às artes plásticas.

Graphos: Brasil
Rua Siqueira Campos 143, Copacabana, Rio de Janeiro
Até 17 dez 2011
seg, ter, qua, qui e sex 11:00 até 19:00 | sáb 11:00 até 18:00
Grátis

Carlito Carvalhosa: Lugar comum

O nome “Lugar comum” não é à toa: a expressão, de forma literal ou não, permeia toda a exposição de Carlito Carvalhosa. As instalações criadas pelo artista, divididas em quatro salas, são feitas de materiais como lâmpadas fluorescentes, espelhos, madeira e tecido.

— A mostra tem vários elementos, mas eles se encon$num lugar comum: o tecido translúcido, o espelho, a vista do mar, as ideias de lugar, de paisagem, a relação com o espaço — diz o artista, que confirma o jogo de palavras com a expressão que batiza seu novo trabalho.

Lugar comum, no caso, refere-se tanto à ironia com o óbvio quanto aos ambientes corriqueiros na vida da gente, mas que, aqui, aparecem de outro modo. É o caso da praia, refletida em placas de alumínio, ou de uma padaria.

— As lâmpadas fluorescentes são comuns nesses $, mas a mostra é a junção de várias coisas que ali são colocadas de outra forma — observa Carlito Carvalhosa.

“Lugar comum” é a primeira mostra do artista depois de expor no MoMA, em Nova York, de agosto a novembro. Apesar de, é claro, ter adorado a experiência, o artista vê esse marco na carreira com tranquilidade:

— Isso só mostra que a vida continua. Não existe um ponto de chegada. Pode haver algo maravilhoso, e depois você continua fazendo…

Casa de Cultura Laura Alvim
Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema
Até 4 mar 2012
dom, ter, qua, qui, sex e sáb 13:00 até 21:00

Add your comment